SMS: Com apoio da Prefeitura, acadêmicos de medicina promovem ação de saúde em abrigo
Uma ação de saúde foi promovida por acadêmicos da Faculdade de Medicina de Marabá (Facimpa), com apoio da Prefeitura, por meio da Defesa Civil e Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), no sábado (19). A ação foi direcionada para as famílias atingidas pela enchente e que estão no abrigo do Ginásio de Esportes da Escola Municipal Doralice de Andrade Vieira, no bairro de Belo Horizonte. No total, 70 pessoas, entre adultos e crianças, receberam atendimento médico e kit de higiene pessoal.
A médica pediatra Mara Freitas, professora e coordenadora do curso de medicina da FACIMPA, explicou que a ação é realizada por meio da Liga Acadêmica de Crescimento e Desenvolvimento Infantil da Amazônia, um grupo formado por acadêmicos do curso de medicina.
“Hoje estamos tendo o atendimento das crianças da Liga Acadêmica, que além do tratamento de atenção e orientação de saúde das crianças, é também uma projeto de extensão da faculdade, o SOS Comunidade, e hoje vamos ter palestras, atendimento médico para crianças e adultos, pois é uma contribuição para essas pessoas que estão passando por um momento delicado nesse momento”, explicou a médica Mara Freitas.
O autônomo Albertino Pereira da Silva foi um dos beneficiados com a ação, ele estava ansioso pelo atendimento médico. “A ação está muito boa, é uma ajuda que nós precisamos e estamos muito gratos pelas pessoas que estão nos atendendo hoje aqui”, disse seu Albertino Pereira.
A dona de casa Maria Coelho Cabral também veio à procura de atendimento médico, ela se queixa de fortes dores nas pernas e veio saber o que pode estar ocasionando as dores. “Eu estou com um problema na perna e hoje surgiu essa oportunidade e eu resolvi vir, pois as pessoas aqui são muito educadas e estamos muito bem aqui”, disse.
No abrigo da Escola Doralice Vieira estão 37 famílias. De acordo com dona Luzia Neves, a maioria é proveniente de uma mesma rua, que foi atingida pela enchente, e existe muita organização e união entre elas. “Nós temos aqui no abrigo uma coordenação para evitar transtornos. Essa ação está sendo uma benção porque hoje vamos ter atendimento para nossos filhos e para nós também, pois estávamos aguardando muito por essa ação”, disse.
A Liga Acadêmica de Crescimento e Desenvolvimento Infantil da Amazônia é coordenada pela acadêmica de medicina, Caroline Nogueira. “Esta é primeira ação da Liga e nosso objetivo é sempre levar assuntos de relevância para crianças e adolescentes da nossa região”, explicou Caroline Nogueira.
A ação teve a participação da Secretaria de Saúde que vem desenvolvendo ações de atendimento médico, enfermagem, odontologia, assistência social e diversas palestras em todos os abrigos de Marabá. A enfermeira Cíntia Pombo, Coordenadora de Ações Extramuros da SMS, acompanha de perto todas as ações desenvolvidas.
“Ofertamos atendimentos nos abrigos com odontóloga com aplicação de flúor escovação supervisionado e distribuição de kit bucal e também atendimento de enfermagem e de médico e também fizemos uma análise com a equipe de nutrição e também com distribuição de medicamentos com prescrição médico, além de exames de glicemia, aferição de pressão arterial para as famílias nos abrigos da Marabá Pioneira e também do núcleo Cidade Nova e vamos atender em todos os abrigos de Marabá”, afirmou Cintia Pombo.
Caroline Nogueira Cintia Pombo
Confira outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio