SMS: Ações de prevenção de ISTs e gravidez não planejada são realizadas nas unidades de saúde

No período de 10 a 27 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por intermédio da Coordenação de Saúde da Mulher, promove encontros com público em geral, visando à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O primeiro evento, na segunda-feira (10), aconteceu na UBS João Batista Bezerra, na Marabá Pioneira. Nesta quarta-feira, 12, foi promovida uma rodada de conversas, no bairro Liberdade, no Posto de Saúde Emerson Caselli.

Segundo Luciana Oliveira, enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família no Centro Emerson Caselli, foi uma das palestrantes, a temática é abordada em bate-papo, metodologia que busca aproximar o profissional de saúde do usuário do SUS, sobre o programa de planejamento sexual e reprodutivo, mostrando os tipos de contraceptivos, e outros.

Vale ressaltar a importância do uso do preservativo não só para prevenção de gravidez indesejada, mas como único método para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, bem como se apresentam os sinais e sintomas das principais infecções transmitidas por relações sexuais. E, ao final da atividade educativa, são ofertados testes rápidos para HIV e sífilis, entrega de preservativos e atendimento de planejamento sexual e reprodutivo.

Além de Luciana Trindade de Oliveira, os encontros têm ainda como palestrantes as também enfermeiras Tasmânia Alves e Stefani Domas.

Veja a programação para as demais UBS

14/02 – Jhonatas Cavalcante
17/02 – José Assunção
18/02 – Enfermeira Zezinha
19/02 – Antônio Arruda
19/02 – Pedro Cavalcante
19/02  – Laranjeiras
20/02 – Hiroshi Matsuda
21/02  – Jaime Pinto
24/02 – Demósthenes Azevedo
27/02 – Mariana Moraes
29/02 – Vila Santa Fé

Texto: João Batista
Foto: Divulgação

Acessibilidade