SMS: Alerta para perda de mais de 10 mil doses de Pfizer contra Covid-19
As vacinas contra Covid -19 estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município de Marabá, tanto nos postos de saúde da zona urbana quanto da zona rural. Para alcançar o público-alvo, diversas ações foram realizadas em pontos estratégicos, um deles noPartageShopping e em algumas escolas, quando equipes da Saúde imunizam crianças e adolescentes, durante o período das aulas. Mas apesar das estratégiaa, o número de pessoas que completaram o esquema vacinal é baixo. A preocupação e alerta do coordenador de imunização da SMS, Fernando Gomes, é com a possível perda do imunizante Pfizer,contabilizando mais de 10 mil doses.
“Estivemos com vários pontos e mesmo assim não tivemos êxito, a diferença da primeira dose para a segunda é de mais de 50 mil. Uma diferença muito grande de vacinação entre todas as faixas etárias. Por conta dessa baixa procura, podemos perder mais de 10 mil doses essa semana.
Desde o início da vacinação, em janeiro de 2021, mais de 180 mil pessoas tomaram a primeira dose. Quando as doses chegaram no município, grandes filas eram formadas em frente aos pontos de vacinação. Pessoas passaram horas na fila e saíam comemorando a aplicação e por conta da imunização, o número de óbitos diminuíram e esse pode ser um dos motivos, de acordo com o coordenador Fernando, que fez com que as pessoas não fossem mais atrás das vacinas.
“As pessoas pegaram confiança que a Covid foi embora, mas está ativo e pode aumentar o grande número de hospitalização, como também a procura por testagem. Estamos vendo, os casos positivos aumentando”.
Para beneficiar às pessoas que não podem comparecer às unidades de saúde durante o dia, a SMS está com mais uma ação, que tem início hoje. O atendimento estendido será de 18h até às 22h. Nas seguintes Unidades de Saúde: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivacqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, em Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova.
As crianças a partir de 03 anos foram autorizadas a tomar a vacina da CoronaVac, através da norma técnica informada na semana passada. Mesmo com as vacinas disponíveis, a procura para esse novo público também não está de acordo com o esperado. “Exatamente os pais têm receio da vacina e já está comprovada o seu efeito. As pessoas estão com receio da vacina, mas os locais de testes estão lotados”, acrescentou Fernando.
Para tomar a vacina basta comparecer a qualquer posto de saúde com RG e cartão SUS. A quarta dose está liberada somente para as pessoas que têm acima de 40 anos. O alerta para que as pessoas possam completar o esquema vacinal e para não haver perda de mais de 10 mil doses que estão nas unidades de saúde. Coord. de Imunização Fernando Gomes
Texto: Susana Galvão
Fotos: Arquivo Secom