SMS: Atenção Básica realiza ações para doentes crônicos
Desde o mês passado, a Diretoria de Atenção Básica (DAB) da Secretária de Saúde de Marabá realiza serviços de testagem de covid-19, aferição de dados antropométricos como peso, altura e circunferência abdominal, pressão arterial e teste de glicemia, além de atendimento médico, psicológico e nutricional, voltados para pessoas com hipertensão, diabetes e obesidade.
A ação acontece sob a coordenação de Doenças Crônicas da DAB, em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, equipes de estratégia da família, coordenação de nutrição e o Extra Muro.
Desde abril, já foram atendidos 472 pacientes em Unidades Básicas de Saúde envolvendo nos atendimentos cerca de 12 profissionais entre enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Entre as áreas que já foram contempladas com as ações estão as UBS´s Pedro Cavalcante, Emerson Castelli, Jaime Pinto e Laranjeiras, no Núcleo Cidade Nova; Mariana Moraes, Enfermeira Zezinha e Hiroshi Matsuda, no Núcleo Nova Marabá; Parteira Maria do Bico Doce, no Núcleo São Félix, e na UBS João Batista Bezerra, no Núcleo Marabá Pioneira.
Calendário
Nesta terça-feira, 11, a ação especial chega à UBS Demósthenes Azevedo, no Núcleo Velha Marabá. Na quarta, 12, é a vez da Amadeu Vivácqua, em São Félix. No sábado, 15, a UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e a Vila Murumuru recebem as ações. Depois, a programação segue para a zona rural.
Quando a programação acontece em dias úteis é realizada no período noturno. Apenas aos fins de semana as ações ocorrem durante o dia. Esse esquema é para não afetar o atendimento das UBS’s. Além disso, os agentes comunitários de saúde fazem o levantamento e acompanhamento dos pacientes que participarão das ações.
Objetivos
Essa atuação da Diretoria de Atenção Básica visa o atendimento prioritário aos pacientes com doenças crônicas, buscando fortalecer e disponibilizar o suporte necessário para essas pessoas e seus familiares. Nesse sentido, a ação espera motivar cada pessoa com doença crônica a lidar adequadamente com seu quadro de saúde, além de orientar quanto às complicações e quais procedimentos adotar em casos de urgência.
“A importância dessa ação é para que a gente consiga identificar os hábitos alimentares inadequados desses pacientes no dia a dia e oportunizar a mudança desses hábitos, aproveitando essa equipe multidisciplinar envolvida nessas ações para esse público específico”, ressalta a coordenadora do Extra Muro, Cinthia Pombo.
Para Cinthia, essa atuação é importante também por ajudar na reeducação alimentar desses pacientes e na conscientização deles e de suas famílias, principalmente no incentivo às práticas saudáveis.
Nós verificamos peso, altura e índice de massa corpórea antes e depois das intervenções nutricionais e falamos sobre a necessidade de se praticar atividades físicas a fim de que eles desfrutem dos benefícios biopsicossociais que elas proporcionam e assim prevenir transtornos alimentares através de um trabalho de conscientização e organizar o fluxo da vida deles de uma forma saudável ajudando a gente a conseguir que eles se previnam mais ainda nesse contexto da pandemia”, finaliza.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação