SMS Inclusão: Serviço Porta a Porta atende mais de 100 pessoas com Deficiência em Marabá
Criado há pouco mais de um ano, o serviço de atendimento Porta a Porta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atende cerca de 120 pessoas com deficiência e com elevada dificuldade de locomoção e também pessoas com autismo severo.
O Programa dispõe de uma van adaptada para apanhar em casa, a pessoa usuária do serviço e levá-la até a clínica de fisioterapia ou outra que for a necessidade e posteriormente levá-la novamente até a residência. Cada pessoa passa por uma avaliação social para ser inserida no programa.
“Atendemos cerca de 120 pessoas de todas as idades e para fazer uso do serviço precisamos fazer uma avaliação social. Isso é feito na própria residência e, além da avaliação social, também tem uma avaliação médica e temos também que avaliar a distância do lugar, vulnerabilidade social e hoje temos uma grande demanda”, explicou Thaís Santos, Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde.
O serviço foi criado devido a necessidade das mães para se locomoverem com os filhos cadeirantes até os locais de prestação dos serviços. O Programa Porta a Porta desenvolve esse trabalho individualmente de buscar e levar o usuário até em casa.
A dona de casa Karina Silva dos Santos explica: “O programa foi um benefício excelente pelo transporte ofertado e que ajuda bastante as famílias pois temos dificuldades do uso de ônibus e veio para facilitar e queremos que esse serviço seja ampliado para poder atender mais pessoas. Meu filho Kauã precisa de atendimento de fisioterapia e seria difícil levá-lo até a clínica pois moro no Residencial Magalhães onde não passa ônibus”.
Angélica Prates também precisa do atendimento do Programa para levar a filha Esther, 4 anos, para atendimento com a fisioterapeuta. “Minha filha faz fisioterapia contínua e também tem crise sensorial e sem o programa seria mais difícil transportar ela até a clínica e o programa é a razão para que ela possa evoluir. Então é essencial na vida das famílias e no meu caso seria difícil fazer o atendimento para minha filha”, explica.
A demanda para mais atendimentos só cresce e torna-se necessário ampliar a equipe e também o uso de mais uma van para que sejam feitos todos os atendimentos. “Hoje fazemos um rodízio do veículo para poder atender a todos os usuários, e temos aproximadamente 30 pessoas aguardando avaliação para serem inseridas no programa”, esclarece Thais Santos, Assistente Social.
A coordenação do serviço Porta a Porta funciona na Secretaria Municipal de Saúde, Sala 19. A pessoa interessada também pode entrar em contato via Whatsapp (91) 99602 8500.
Texto e Fotos: Victor Haôr
Galeria: