SMS: Atendimento médico é realizado nos abrigos

(15 de março de 2021)

Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares, realizou durante o final de semana (13 e 14 de março), atendimento médico, exame de PCCU e atualização de vacinas às famílias nos abrigos do ginásio da Obra Kolping do Brasil, no bairro Belo Horizonte, e no abrigo da praça Paulo Marabá, na entrada da Marabá Pioneira.

Os servidores da SMS se dirigiam até às famílias e faziam o levantamento das pessoas que precisavam de atendimento. Posteriormente passavam por uma triagem com o enfermeiro e na sequência eram encaminhadas para atendimento com o médico. Após a consulta, o paciente já saía com os medicamentos receitados em mãos.

A dona de casa Daniela de Castro Oliveira, que está com a família no abrigo da Obra Kolping, gostou da iniciativa, ainda mais porque atualizou o caderno de vacinas do filho. “Ficou bom o serviço para nós e para as crianças, muita gente se reclamando com dores, porque não podia deixar o abrigo e não podíamos ir até o postinho e agora ficou melhor para gente”, conta.

Daniela de Castro Oliveira

Para atender as famílias do abrigo do bairro Belo Horizonte foi organizada uma estrutura no espaço do teatro aberto da Obra Kolping, respeitando todos os protocolos de combate ao novo coronavírus. As cadeiras foram separadas com distanciamento, um setor para atendimento de enfermagem e triagem e outro setor para o atendimento médico e farmácia.

No abrigo da entrada da Marabá Pioneira, na Praça Paulo Marabá, o atendimento foi feito no domingo (14), utilizando o espaço do Comitê Bolsa Família.

“Fazemos a captação da família no abrigo e aqui oferecemos tudo que uma UBS oferece. Aqui estamos com atendimento médico e de enfermagem PCCU, distribuição de medicação, vacinação e não tem limite de atendimento qualquer pessoa que esteja nos abrigos públicos pode ser atendida”, explicou a enfermeira Cynthia Pombo, coordenadora do Extra Muro da SMS.

Cynthia destaca ainda que foram realizados mais de 300 atendimentos nos dois abrigos durante o final de semana. Seu Antônio Aires foi um dos atendidos na Obra Kolping. Ele reclamava de dores no joelho, recebeu atendimento médico e os medicamentos em mãos.

“O atendimento aqui foi bom. O médico é atencioso, olhou meu problema e já me passou a medicação. Foi uma maravilha, todos nós estávamos precisando”, relatou seu Antônio.

Seu Antônio Aires

Segundo a coordenação do Extra Muro, no próximo final de semana, dias 20 e 21, sábado e domingo, os atendimentos médicos serão realizados nos abrigos da Nova Marabá.

Veja outras fotos:

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio