SMS: Campanha Agosto Dourado tem início na UBS Amadeu Vivácqua
Na manhã desta quarta-feira, 2, aconteceu a abertura da Campanha Agosto Dourado de incentivo ao aleitamento materno, exclusivo até os seis meses de vida da criança. A programação ocorreu na Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivácqua, no bairro São Félix II. A cor dourada foi escolhida por simbolizar a excelência do leite humano, seu padrão ouro de qualidade, segundo o Ministério da Saúde.
A UBS foi escolhida para dar início à campanha por ser referência e ter uma rede de mulheres que fazem curso mensalmente sobre amamentação, além de rodas de gestantes.
A abertura contou com palestra sobre a importância da amamentação para gestantes e puérperas atendidas na unidade e consultas com nutricionista e enfermeira.
Maiana Stringari, coordenadora do Departamento de Nutrição e Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde, fala sobre a programação da Campanha Agosto Dourado.
“Hoje, na unidade também, a gente trouxe o diferencial do atendimento com a nutricionista, fora o atendimento normal de médico e profissional da enfermagem. Os Dias D serão realizados em todas as unidades de saúde, em âmbito rural e em âmbito urbano. Além disso, vamos fazer blitz educativas no decorrer do mês, com algumas ações em parceria. Esse ano, a gente não fez a campanha sozinho. A gente agregou muito porque a Saúde da Mulher está em parceria e o Extramuro com ações em áreas descobertas de Marabá”, ressalta a Coordenadora.
A Diretora da Atenção Básica da SMS, Sabrina Accioly, reforça o quanto a amamentação exclusiva é importante e traz benefícios para a criança e para a mãe. Ela destaca como o aleitamento é abordado nos serviços disponibilizados nas UBS’s.
“As gestantes precisam aprender, durante todo o processo de pré-natal é falado também sobre o aleitamento materno. No período do puerpério, que é depois do parto, elas também continuam esse acompanhamento na unidade com toda a orientação sobre o aleitamento, quebrando todos os tabus que a gente tem, sobre manter o aleitamento materno exclusivo. Tudo isso, elas têm essas orientações na unidade de saúde”, explica a diretora.
Janiele Rodrigues está grávida de dois meses do terceiro filho. Ela faz acompanhamento de pré-natal na UBS Amadeu Vivácqua e participou da palestra. Ele conta o quanto aprendeu com o momento.
“Eu amei a palestra porque tinha coisas que eu aprendi que eu não sabia. Eu gostei mais da parte da amamentação, sobre o vínculo da mãe com a criança. Essa foi a parte que me chamou mais atenção. Não dar água para o bebê até os seis meses, não dar outro tipo de comida a não ser o leite do peito. Aprendi muita coisa”, comenta.
Vitória Passos pôde contribuir bastante com a Campanha Agosto Dourado este ano. Ela e sua criança foram fotografadas para os cards e cartazes da campanha. Além disso, ela também compartilhou com outras mães durante a abertura um pouco de sua experiência na amamentação.
“Quando você descobre que está gestante, a sua meta é amamentar. Diante disso, você prepara sua alimentação e de antemão você cria o laço com o seu filho. A partir do momento que você amamenta, é incrível, é uma sensação única, que você está criando um laço para o resto da sua vida com o seu filho. Os benefícios para a criança são fundamentais com a alimentação saudável. É com imensa honra que fazemos parte com a foto da campanha. Com muito prazer incentivamos e levantamos vozes de outras mães”, pontua.
Adriele Pinheiro também participou da palestra, com a filha Kethly Sophia, de dois meses de vida. Em sua primeira experiência como mãe, ela relata a importância de participar de momentos de troca de informações e experiências.
“Estou achando legal. Tem mães de primeira viagem como eu escutando, aí aprende mais. No começo, a minha filha estava demorando para pegar e aí ela pegou. Agora, está bom. Ela está mamando direitinho”, diz.
O momento também serviu para falar sobre as melhores práticas em amamentação, o momento do desmame, contraindicações, dicas para aumentar a produção de leite, ordenha e outras informações.
Serviço
Confira a seguir o cronograma da programação da Campanha Agosto Dourado:
Zona Urbana
04/08 – Blitz educativa no semáforo da Folha 33, Nova Marabá, 9h às 10 h
08/08 – Capacitação para Enfermeiros – Auditório da UBS Laranjeiras, bairro Laranjeiras, Cidade Nova, 8h às 18h
26/08 – 2º Mamaço – Praça Duque de Caxias, Marabá Pioneira, 08 às 12 h
Dia D
07/08 – Dia D na UBS Demósthenes de Azevedo, bairro Francisco Coelho, Marabá Pioneira, 14h às 18h
09/08 – Dia D na UBS Pedro Cavalcante, Novo Horizonte, Cidade Nova, 8h às 12 h
09/08 – Dia D na UBS Maria Bico Doce, São Félix Pioneiro, 14h às 18 h
14/08 – Dia D na UBS Laranjeiras, bairro Laranjeiras, Cidade Nova, 14h às 18 h
16/08 – Dia D na UBS Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá, 8h às 12 h
16/08 – Dia D na UBS Enfermeira Zezinha, Folha 23, Nova Marabá, 14h às 18 h
21/08 – Dia D na UBS Carlos Barreto, Morada Nova, 14h às 18 h
22/08 – Dia D na UBS Emerson Caselli, bairro Liberdade, Cidade Nova, 8h às 12 h
22/08 – UBS José Pereira, bairro da Paz, Cidade Nova, 14h às 18 h
23/08 – Dia D na USF João Batista Bezerra, bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira, 8h às 12 h
24/08 – Dia D no Centro de Especialidades Médicas (CEI), bairro Amapá,Cidade Nova, 8h às 12 h
24/08 – Dia D na UBS Jaime Pinto, Belo Horizonte, Cidade Nova, 14h às 18 h
25/08 – Dia D no Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu), Folha 33, Nova Marabá, 8h às 12 h
30/08 – Dia D na UBS Edivan Xavier, Bairro Araguaia, Nova Marabá, 8h às 12 h
30/08 – Dia D na UBS Mariana Moraes, KM 07, Nova Marabá, 14h às 18 h
Zona Rural
Ação de Saúde em parceria com ExtraMuro
05/08 – Ação no PA Patauá – 8h às 12h
12/08 – Ação do PA Cabo de Aço – 8h às 12 h
19/08 – Ação na Vila São Pedro, 8h às 12 h
20/08 – Ação na Vila São Raimundo – 8h às 12 h
Dia D
10/08 – Dia D na UBS Elisa Monteiro Chavito, na Vila Espírito Santo, 9h às 12 h
10/08 – Dia D na UBS Maria Bahia da Conceição, Vila Murumuru, 14h às 18 h
11/08 – Dia D na UBS José Manoel da Anunciação, Vila Brejo do Meio, 9h às 12 h
17/08 – Dia D na UBS Antônio Arruda, Vila Itainópolis – 9h às 12 h
17/08 – Dia D na UBS Pastor Jonatas Cavalcante, Vila Canãa – 14h às 18 h
18/08 – Dia D na UBS Romário Barbosa, Vila União, 9h às 12 h
18/08 – Dia D na UBS Luiza Pereira da Silva, Vila Capistrano, 14h às 18 horas
28/08 – Dia D na UBS Vila Carimã – 14h às 18 h
29/08 – Dia D na UBS José Djalma de Sousa, Vila 3 Poderes, 14h às 18 horas
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom