SMS: Campanha de multivacinação busca ampliar cobertura vacinal de crianças e adolescentes
A Secretaria de Saúde convoca os pais a checarem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes e comparecerem à UBS mais próxima caso alguma vacina não esteja em dia.
O Ministério da Saúde iniciou a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente de 0 a 15 anos. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal dessa faixa etária e evitar o surgimento de doenças que dispõem de imunizantes. Em Marabá, todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão habilitadas a aplicar as vacinas.
De acordo com o Programa Nacional de Imunização as vacinas disponíveis são: BCG, Hepatite B, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente, Vacina Inativada Poliomelite, Vacina Rotavírus Humano, Meningocócica C, Vacina Oral Poliomelite, Febre Amarela (Primeira Dose de reforço), Tríplice Viral (1 dose), Tetraviral, Hepatite A, DTP (Tríplice bacteriana), Varicela, HPV Quadrivalente, HPV, dT (Dupla Adulto), Vacina Febre Amarela (Dose única), Tríplice Viral (Duas doses), Hepatite B (Três doses), dTpa (gestantes adolescentes a partir da 20ª semana de gestação ou puerpério) e Meningocócica ACWY.
Os responsáveis devem se atentar à carteira de vacinação das crianças e adolescentes para saber quais vacinas estão atrasadas e buscar a UBS mais próxima para a aplicação das vacinas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) são quase 60 mil doses disponíveis para atender um público potencial de 77 mil crianças e adolescentes até 15 anos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2019 e 2020 a cobertura vacinal desses imunizantes ficou abaixo da meta. Para o órgão, entre as principais causas de números tão negativos estão: desconhecimento sobre a importância da vacinação, notícias falsas, grupos antivacina, medo de efeitos adversos, além do sucesso das ações de vacinação do PNI no controle das doenças que pode geral falsa sensação de que não há necessidade de se vacinar, entre outros.
Outra informação importante é que as vacinas contra a Covid-19 podem ser aplicadas concomitantemente e em qualquer intervalo com as demais vacinas, já que a campanha de imunização contra a Covid-19 já alcançou adolescentes.
Uma das doenças que mais preocupa o Ministério da Saúde é o sarampo, cujo vírus voltou a circular no país. A doença já teve casos recentes no município de Marabá. Por isso, a campanha busca evitar surtos de doenças já controladas com êxito no país.
“Nós convocamos os pais e responsáveis a checarem a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes e comparecerem à UBS mais próxima caso alguma vacina não esteja em dia. Precisamos ampliar a cobertura vacinal e evitar a volta dessas doenças”, pontua o coordenador de imunização da SMS, Fernando Gomes.
Serviço
As UBS’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar a caderneta de vacinação da criança ou adolescente e os documentos de identificação. A campanha de multivacinação segue até o final de outubro.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação