Março Lilás: UBS Edivan Xavier realiza Dia D da campanha de combate ao câncer de colo de útero
Na manhã desta segunda-feira, 13, aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Edivan Xavier, o Dia D da Campanha Março Lilás de prevenção e combate ao câncer de colo de útero. O evento deu início às programações da campanha nas unidades de saúde das zonas urbana e rural do município.
O Dia D na UBS contou com realização do exame preventivo do câncer de colo do útero (PCCU), palestras voltadas para a saúde da mulher e realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis.
“Temos a experiência de mulheres que descobriram a presença de um câncer ao receber o resultado do exame, aí vem a importância de prevenir, prepará-las para evitar essas surpresas. Ao longo da vida, a gente já viu muitas histórias de mulheres que perderam a vida porque não faziam preventivo, desconheciam a importância ou até mesmo não davam importância pelo constrangimento, vergonha e deixam de se prevenir”, ressalta a gerente da UBS, Beth Marques.
A coordenadora de saúde da mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), Gabriela Cavalcante, esteve presente na programação. O Dia D seguirá para as outras unidades de saúde.
“Hoje, nós estamos iniciando o primeiro Dia D da campanha de prevenção do câncer do colo de útero. É um dia voltado totalmente para essa parte da saúde da mulher, das mulheres do bairro. Então, anteriormente já foi divulgado esse cronograma para as mulheres se prepararem, comparecerem hoje à unidade. É algo importante porque essas mulheres muitas vezes já coletaram PCCU ano passado. Então, elas já marcam essa data porque elas realizam o exame ano a ano ”, explica a coordenadora.
Quem participou da programação e aproveitou para realizar o exame PCCU foi Almerinda Sousa, que mora no bairro Nossa Senhora Aparecida. Para ela, a campanha do Março Lilás é importante, pois tem foco na prevenção e ajuda a orientar as mulheres.
“Quando a gente já descobre logo no começo, nos primeiros exames, eu acho que tem mais uma facilidade de você receber uma cura mais rápido. Quando descobre que já está avançado, eu acho que é mais difícil o tratamento. Então, é muito importante as mulheres descobrirem antes, procurarem se cuidar antes para ficar sempre bem”, comenta.
Durante o mês de março, a programação da campanha acontece nas Unidades Básicas de Saúde, Hospital Materno Infantil (HMI) e Centro de Referência Integrado à Saúde da Mulher (Crismu).
Confira abaixo a programação:
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos