SMS: Campanhas de vacinação contra gripe e sarampo continuam nos postos de saúde

Professora Josiane

No total, 10.116 crianças foram imunizadas até o momento

Os pais que ainda não levaram os filhos de 6 meses a 5 anos e 11 meses para vacinar contra a gripe influenza (H1N1), devem comparecer até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), da zona urbana ou rural, para imunizarem a criança. Até hoje, terça-feira (30), 10.116 crianças vacinadas, ou seja, 37% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde alcançada, por isso a campanha de imunização contra a gripe foi estendida novamente, prorrogando o final da campanha para dia 23 de julho.

Vale lembrar, no entanto, que a vacina contra a gripe está disponível para todos os indivíduos que façam parte do público-alvo de qualquer uma das três fases da campanha, que além das crianças incluem: idosos acima dos 60 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos,  professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, com a devida prescrição médica; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade; além de caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.
SARAMPO

Também está aberta a campanha indiscriminada contra o sarampo de 29 a 49 anos. Mas vale destacar que a vacina tríplice viral está destinada a pessoas até 59 anos. “Precisamos que todas as pessoas e responsáveis – no caso de bebê e crianças – de 6 meses a 59 anos se encaminhem para as salas de vacina nas UBS, no intuito de verificar se as doses de rotina contra o sarampo estão na carteira, para Marabá vencer essa doença novamente. Lembramos que o sarampo também é uma doença de transmissão respiratória. Se imunizar também ajuda a evitar confusão com alguns sintomas da COVID-19 (como tosse e irritação nos olhos)”, esclareceu Cinthia Mendes, coordenadora de Imunização.

Confira as Unidades Básicas de Saúde com doses disponíveis:
Centro de Saúde Demósthenes Azevedo – Cabelo Seco – dia inteiro
Centro de Saúde Enfermeira Zezinha – Folha 23 – Rotatória da Folha 15 – dia inteiro
Centro de Saúde Hiroshi Matsuda –  Folha 11 – dia inteiro
Centro de Saúde Jaime Pinto – Novo Horizonte- antigo prédio do governador – dia inteiro
Centro de Saúde Laranjeiras –  próximo à feira – dia inteiro
Centro de Saúde Liberdade – dia inteiro
Centro de Saúde Mariana Moraes – Km 07 – dia inteiro
Centro de Saúde Pedro Cavalcante –  Rodovia Transamazônica, Cidade Nova – dia inteiro

Zona Rural (Vilas): Capistrano de Abreu; Itainópolis; Brejo do Meio; Murumuru; Vila União; Sororó e Santa Fé.

Acessibilidade