SMS: Centros de Saúde intensificam ações sobre prevenção de gravidez precoce

A campanha também visa prevenir contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis, as IST’s

Com vistas nas festividades carnavalescas que acontecem neste mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), intensificam ações referentes à prevenção das doenças, agora denominadas ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), e gravidez não planejada. O tema da campanha é “ISTs e Gravidez não planejada não combinam! Por isso use camisinha”.

A enfermeira Mônica Borchart, diretora do DAB (Departamento da Atenção Básica) da SMS, esclarece que o município está com índice elevado de gravidez na adolescência (precoce), sendo uma das demandas mais requisitadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE). Conforme o Ministério da Saúde, a gravidez precoce é registrada de 10 a 19 anos. “Quando pensamos na gravidez indesejada e doenças que podem ser contraídas em função da vida sexual precoce, e ainda o período carnavalesco, é necessário trabalharmos a parte de prevenção com a comunidade”, esclarece a diretora do DAB.

Nesta segunda-feira (10), o Posto de Saúde João Batista Bezerra, às 8 horas, dará início à programação composta por palestras educativas, entrega de preservativos masculinos e realização de teste rápido de HIV e Sífilis. No dia 12 (quarta-feira), às 8 horas, será o dia do Posto de Saúde Liberdade.

O cronograma completo das ações:

10/02 – Posto de saúde João Batista Bezerra
12/02 – Posto de saúde Liberdade
14/02 – Posto de saúde Jhonatas Moraes Cavalcante
17/02 – Posto de saúde José Anunciação
17/02 – Posto de saúde Amadeu Vivacqua
18/02 – Posto de saúde Enfermeira Zezinha
19/02 – Posto de saúde Antônio Arruda
19/02 – Posto de saúde Pedro Cavalcante
19/02 – Posto de saúde Laranjeiras
20/02 – Posto de saúde Hiroshi Matsuda
20/02 – Posto de saúde da Vila Santa Fé
21/02 – Posto de saúde Jaime Pinto
24/02 – Posto de saúde Demósthes Azevedo
27/02 – Posto de saúde Mariana Moraes

Texto: Emilly Coelho
Foto: Arquivo (meramente ilustrativa)

 

 

Acessibilidade