SMS: Comunidade dos Bairros Araguaia e Nossa Senhora Aparecida recebem Unidade Básica de Saúde

As comunidades dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia agora já contam com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de casa. A UBS Edvan Xavier dos Santos foi entregue pela Prefeitura de Marabá, no fim da tarde desta quinta-feira (13). A inauguração do posto foi acompanhada por alguns moradores que estão felizes com o mais novo equipamento público. Com a inauguração deste posto de saúde, o município passa a contar com 23 UBS, 13 na zona urbana da cidade e 10 na zona rural.

“Demorou um pouquinho para inaugurarmos, mas quando inauguramos entregamos ela toda completa, bonita, consultório dentário, consultório médico, sala de vacina, farmácia, toda estrutura administrativa. É um presente para o bairro, é um bairro populoso, tem muita criança. É um local de vacinar as crianças, cuidar. A gente fica feliz”, destaca o prefeito Tião Miranda.

A UBS Edvan Xavier havia passado por muitos problemas durante as obras que iniciaram ainda na gestão passada, por isso, o anseio da população era grande para o funcionamento do posto de saúde. A Prefeitura contou com a parceria da Vale para conclusão do projeto.

“A gente celebra mais uma parceria com a Prefeitura de Marabá, é importante pra gente contribuindo com essa Unidade Básica de Saúde no Bairro da Coca-Cola, que vai atender também o Araguaia, a gente tá muito orgulhoso em entregar um prédio equipado, junto com o Prefeito pra atender essa comunidade”, ressalta Saulo Lobo, relações institucionais da Vale.

Saulo Lobo, gerente de relações institucionais da Vale

A nova UBS conta 2 consultórios médicos, 2 salas de enfermagem, consultório odontológico, várias salas (coleta do Exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero – PCCU, vacina, triagem, digitação, regulação e Cartão SUS, esterilização, procedimentos e palestras), farmácia, além da recepção, banheiros e copa. Vale ressaltar que o prédio foi construído com acessibilidade para atender as Pessoas com Deficiência (PcD). A fachada da UBS também é diferenciada, com escada, rampa e corrimão para acessibilidade. O ambiente externo conta com jardim, bancos de concreto e chafariz.

“Praticamente todas as nossas unidades de saúde tem recebido reformas. E com essa UBS que vai beneficiar dois bairros, vai desafogar o Hospital Municipal de Marabá. Recebemos esse posto com muita alegria.  E pedimos para que esse povo ajude a cuidar desse patrimônio”, enfatiza Valmir Moura, sobre a nova UBS.

Valmir Moura, secretário de Saúde

Para os líderes comunitários dos Bairros Nossa Senhora Aparecida e Araguaia o momento é pra ficar na história do bairro.

“Significa muito, os dois bairros estava necessitados precisando de uma UBS. Estamos felizes pela gestão ter concluído essa grande obra que foi inaugurada. A gente esperava por ela há muito tempo”, disse Laurenir Vitorino, presidente da associação de moradores do Bairro Araguaia.

Laurenir Vitorino, presidente da associação de moradores do Bairro Araguaia
Quéssio Oliveira, representante do bairro Coca-Cola

“É uma significância imensa a gente fica bastante feliz. É um presente para nossa comunidade”, reforça Quéssio de Oliveira , representante do Bairro Nossa Senhora Aparecida.

Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica da SMS, esclarece que o postinho passará a  ofertar todos os serviços que cabe a uma UBS do porte II.

“Uma unidade novinha, toda estruturada, com consultório odontológico todo equipado. Atendimento médico, coleta de PCCU, vacinação para as nossas crianças, trocagem de sonda, aqui temos vários acamados nessa região, então todos esses e outros serviços serão ofertados por essa unidade feita com todo carinho para essa população”, explica a diretora.

Mônica Borchart, diretora da Atenção Básica

De acordo com Elizabeth Marques, gerente da UBS Edvan Xavier dos Santos, o posto terá as portas abertas com todos os serviços funcionando já a partir da próxima segunda-feira (17). Beth ressalta que a politica de atendimento adotada pela equipe de profissionais será a de humanização mantendo um bom relacionamento com a comunidade.

“A comunidade pode esperar muito trabalho e dedicação nossa para com eles. Uma das coisas primordiais nossa é a conversa com nossos servidores. Que a dedicação, o cuidado, o amor, tudo isso vai fazer parte do nosso projeto de trabalho com a comunidade”, comenta feliz a gerente.

Elizabeth Marques, gerente da UBS

Os familiares do comunicador Edvan Xavier, também estiveram presentes na inauguração da UBS. Izanete dos Santos, a irmã dele e Amaury dos Santos, sobrinho, demonstraram gratidão pelo o reconhecimento a Xavier, que vai fazer 4 anos de falecimento, no próximo mês.

“Vimos de forma positiva. É uma justa homenagem pra quem batalhou, pela luta em prol do próximo, pela sociedade. Em vida ele buscou sempre fazer o bem, agradeço pela ideia”, disse o sobrinho, destacando o decreto legislativo 1.470 de 2017.

Familiares do homenageado Edivan

Veja mais fotos: