SMS: SAE/CTA abre a programação do Dezembro Vermelho com 3° Passeio Ciclístico
Na manhã deste domingo, 4, aconteceu o 3° Passeio Ciclístico do Dezembro Vermelho em alusão à campanha que tem como tema a conscientização a respeito do vírus HIV e o combate à Aids. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio do Serviço de Atendimento Especializado / Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) e grupos de ciclistas.
A concentração ocorreu na Praça do Paço Municipal. Os participantes percorreram vias da Nova Marabá com chegada na Praça São Félix de Valois, na Marabá Pioneira. Apesar da forte chuva, os participantes permaneceram firmes no trajeto.
A coordenadora do SAE/CTA, Katiane Chaves, faz um balanço do evento deste ano, que é o pontapé da programação do Dezembro Vermelho. Neste ano, a campanha tem como tema “HIV/Aids: positivo ou negativo, fique sabendo”.
“Nosso balanço superou as expectativas. Os grupos de ciclistas de Marabá, com certeza estão de parabéns. De fato, chamaram atenção para importância da prevenção e diagnóstico precoce do HIV através do 3° Passeio Ciclístico. A quantidade de pessoas que permaneceram apesar da chuva foi bastante significativa. Isso serve até de lição para que a gente de fato entenda a importância de se trabalhar a informação e compartilhá-la. A prevenção com certeza é a palavra-chave”, destaca a coordenadora.
A autônoma Antônia Monteiro, 37 anos, estava ansiosa para participar do passeio ciclístico. Ela faz parte de um grupo de ciclismo e pedala há mais de três anos. Ela compartilha o que sente ao participar dessa campanha de conscientização e a importância do pedal em sua vida.
“É muito importante porque todos nós devemos se cuidar. É importante todos fazerem o exame, se prevenir. É muito bom participar, todos os anos estamos aqui. O ciclismo é muito importante para gente. Tira muitas pessoas da depressão. O pedal é muito importante para todos nós. Eu acordei 2h da manhã e não dormi mais”, explica.
O comerciante Walker Mendes pratica o ciclismo há cerca de um ano e conta que participou do passeio para acompanhar a esposa. Ele fala sobre a importância do tema do passeio ciclístico.
“É fundamental nos dias de hoje. Como é uma doença que tem décadas de existência, as pessoas vão ficando inertes, vão ficando insensíveis a esse assunto. Às vezes descuidam, relaxam. Então, é sempre importante que os órgãos públicos estejam sempre retornando constantemente. Aquilo que é constantemente praticado, falado, é isso que vai fixar na mente e vai incentivar as pessoas a serem cuidadosas”, explica o participante.
A ação contou com participante de profissionais da Semel que auxiliaram no alongamento em preparação antes do passeio ciclístico, coffe break, realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis e entrega de preservativos.
A titular da SMS, Mônica Borchart, também participou do passeio ciclístico e destaca o papel que ações como essa tem no sentido de impactar a sociedade com uma mensagem importante.
“Quando a gente fala do CTA, a gente fala de toda uma importância para a sociedade. O combate de doenças sexualmente transmissíveis atinge toda a nossa comunidade e é extremamente importante a gente fazer mesmo passeios, caminhadas, eventos para mostrar para sociedade que nós estamos juntos, que nós precisamos trabalhar juntos para o combate”, ressalta a secretária.
Quem também estava ansiosa para participar era Deuzilene Santiago. Ela conta que estava torcendo para que não chovesse e que apesar da chuva ela e seus colegas ciclistas cumpriram a missão.
“A minha ansiedade, a minha preparação, eu não dormi a noite toda, esperando e orando para não chover, mas se chovesse com certeza estaria junto. Acabou chovendo, mas não atrapalhou. O importante é que estamos aqui. É para gente mostrar ao povo que a gente tem que se cuidar, se prevenir. Passar uma mensagem para as pessoas que quem nunca fez o teste, vá lá, faça, não tenha medo. Eu faço todo ano. Se eu pudesse faria todo dia, não tenho medo, acho muito bom”, destaca a ciclista.
Ao longo do mês, o SAE/CTA está com uma programação de ações voltadas para conscientização a respeito do HIV e de combate à Aids em pontos estratégicos do município, dentro da Campanha Dezembro Vermelho.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
Galeria: