SMS: Departamento de Endemias prepara Dia D de combate ao Aedes Aegypti
O Departamento de Vigilância Ambiental e Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) planeja uma grande ação junto à comunidade. A ideia é chamar atenção da população quanto aos cuidados que devem ser tomados para evitar novos focos do mosquito e o consequente registro de doenças como a dengue e a Chikungunya. O plano é que o Dia D ocorra no dia 18 de novembro.
De acordo com dados do LIRA (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), método simplificado para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que também permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti, há indicação de que em todos os bairros foram registrados focos.
Amadeu Moreira, Coordenador do Departamento de Endemias, relata que o maior índice foi registrado no bairro de Jardim Tropical, nas proximidades do bairro Jardim União. Também relata que no núcleo São Félix voltou a ser detectado o mosquito em uma grande quantidade de focos.
“A Secretaria de Saúde intensifica a vigilância e o controle a cada mês, para que não voltemos a focos assustadores de dengue e Chikungunya em Marabá. Nós terminamos o LIRA e atualizamos os dados para mapear e fazer um planejamento de ação e em muitos bairros apresentam índice alto do mosquito Aedes”, informou.
Ainda de acordo com Amadeu Moreira, Marabá está mantendo o controle da doença. Segundo ele foram registrados neste ano 68 casos de dengue, um número pequeno em proporção à população de todo o município.
“Continuamos com as ações e a doença está sob controle. Este ano estamos fechando com 68 casos de dengue confirmado, porém nenhum óbito. No ano de 2019, tivemos zero caso”, explica.
Para continuar as ações de forma intensiva neste período de chuvas na região, o Departamento de Endemias prepara uma grande ação de trabalho junto à comunidade, é o Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti, com distribuição de panfletos em vários pontos da cidade.
“E para continuarmos fechando o exercício de 2022 no combate ao Aedes estamos programando o Dia D de combate ao mosquito e também um trabalho de conscientização da população e estamos agendando para o dia 18 de novembro com uma blitz no sinal e distribuição de panfletos”, informou Amadeu Moreira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Victor Haôr e Secom