SMS: Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde é comemorado com gincana em Marabá
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, proporcionou uma tarde de lazer aos 328 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município, nesta terça-feira (04), data em que é lembrado o Dia Nacional do ACS no país. O evento em forma de gincana foi realizado no Salão da Maçonaria, no bairro Novo Horizonte.
Mateus Dias Lemos, coordenador da Estratégia de Saúde da Família na SMS, afirmou que o evento serve para valorizar e homenagear os profissionais, ao mesmo tempo relembra a importância do serviço prestado por eles na área da saúde. Os ACS’s estão distribuídos nas Unidades Básicas de Saúde nas zonas urbana e rural.
“Sabemos que o ACS é o elo entre o morador da comunidade com o posto de saúde. São eles que tratam de saúde diretamente com a população levando as informações. Então sempre que for necessário vamos parabenizar esses profissionais”, destaca o coordenador.
Para aproximar o SUS da comunidade, os ACS’s fazem serviços essenciais todo os dias, como visitar as famílias de sua microárea e assim detectar doenças; ensinar normas de higiene; orientar as famílias sobre os serviços de saúde disponíveis; acompanhar o tratamento médico daqueles que necessitam; desenvolver atividades de promoção da saúde junto à população e ao lado de outros profissionais.
“Então vamos fazer algo mais dinâmico, movimentar mais eles com aula de zumba, gincana, sorteio de brindes, momentos de homenagem. Vamos tratar também essa questão da história deles aqui dentro do município. Desde o mais antigo ao mais novo. Convidamos a todos”, contou Mateus, que lembrou ainda da importância da comunidade contribuir com os serviços dos agentes comunitários.
“Muita gente não quer receber esse profissional dentro de casa, não abre a porta. E, às vezes, desconhece qual é a importância desse trabalho. Alguns falam que tem plano de saúde e não precisa, mas o serviço público tem que chegar em toda a parte. Então pedimos encarecidamente que tenham um olhar diferente com os ACS’s deem essa abertura”, destaca.
Na UBS Emerson Caselli, bairro Liberdade, por exemplo, 32 agentes comunitários de saúde fazem a cobertura da localidade. Segundo o gerente da UBS, Ary Eduardo Silva, por lá os ACS’s têm tido uma produção excepcional, resultando nos melhores indicadores no município.
“O agente comunitário de saúde é a parte mais importante da Atenção Básica porque ele vai executar a atividade fora da área do posto e leva a saúde, a prevenção, às informações, realiza os cadastros na casa da família. É uma peça muito importante. A ponta da lança em todo o sistema público de saúde. As enfermeiras que conduzem as equipes dos ACS’s têm a equipe na mão, conhece bem a área, sabe dos pacientes acamados, por exemplo, dos pacientes que precisam tomar a vacina, dos pacientes que tem suas demandas de troca de receita, de agendamento de consulta”, pontua.
Experiência e determinação
Como uma das mais experientes agentes de saúde do município, Rosilene Martins, é quem gerencia a UBS da Demósthenes de Azevedo, no bairro Francisco Coelho, Marabá Pioneira. A pedagoga trocou a educação pela saúde há 22 anos e tem orgulho da profissão.
“É uma profissão que requer muita dedicação, muito profissionalismo porque você adentra na casa das pessoas e ver de perto a problemática de cada família e tenta, dentro do seu universo de agente de saúde, melhorar a qualidade de vida dessa pessoa levando informações. Trazendo ela à unidade de saúde. O ACS é quem dá demonstração de qual é o maior problema da comunidade. Como acertar ou alinhar para enfrentar esse problema. É um dia especial, que bom que a gestão está fazendo isso, valorizando o profissional. Eu estou gerente, mas sou uma ACS”, disse.
Alessandra Guadalupe Silva exerce a função há mais de quinze anos e com um largo sorriso no rosto descreve a rotina da importante missão, que desenvolve diariamente com a comunidade.
“Nós fazemos uma média de oito visitas no dia. Quatro pela manhã e quatro à tarde. O paciente que precisa do médico, a gente agenda, marca consulta, é um trabalho especial mesmo. Mantemos uma relação com a família, nossa, é maravilhoso! Trazemos todas as informações do paciente direto para o posto. É uma satisfação maravilhosa comemorar esse dia”, afirma a ACS.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom