SMS: Dia da Consciência Negra é marcado por atendimentos de saúde e apresentações culturais na Orla Encontro dos Rios
No domingo, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Orla Encontro dos Rios foi ponto de atendimentos médicos e de enfermagem, garantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB) e Coordenação de Programas Especiais, que inclui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). A programação da SMS foi realizada dentro do XII Evento Alusivo ao Dia da Consciência Negra, no Bairro Francisco Coelho.
A ação foi promovida em parceria com a Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo que ofereceu serviços de saúde, como testes rápidos e aconselhamento psicológico e médico à população negra. O evento começou de manhã, mas ganhou maior movimentação no final da tarde, sendo considerado um sucesso pela gerente da UBS Demósthenes Azevedo, Rosângela Martins.
“Tivemos, atendimento médico, psicólogo, orientação com assistente social, testes rápidos de glicemia e vacinas contra gripe e covid-19. O que mais me chamou atenção foi a causa em si, que é o combate ao preconceito racial que deveria não mais existir em nossa sociedade”, contou.
O objetivo do evento foi proporcionar um dia especial para a comunidade negra, trabalhando em prol da melhoria das condições de saúde da população negra, a partir da compreensão de suas venerabilidades.
Para o coordenador de Programas Especiais da SMS, Felipe Araújo, a população abraçou e aproveitou o dia. “Foi de extrema importância levar profissionais da Saúde para fazer a escuta à população negra da nossa cidade, nesse dia, que é muito importante para mostrar e conscientizar a sociedade que a pessoa negra precisa ser reconhecida, respeitada, sem nenhum tipo de discriminação”, declarou Felipe.
Felipe Araújo, coord. de Prog. Especiais da SMS
Dentro da programação, grupos culturais, como de dança e apresentação de Boi-Bumbá, animaram o evento, enquanto as ações de saúde eram realizadas.
O Movimento Coletivo Consciência Negra – Cultura Afro Brasileira foi responsável pelas apresentações. De acordo com o coordenador Eric de Belém Oliveira o evento foi importante para mostrar que o movimento está crescendo não somente em Marabá, mas também em outros municípios vizinhos.
“O movimento está se tornando um evento cultural de referência na região e demonstrando a pluralidade da nossa cultura, enaltecendo o esforço da Secretaria de Cultura juntamente com a Secretaria de Saúde, a proposta era destacar a importância de se gozar de um regime democrático e destacar que é impossível coexistir democracia com o racismo”, pontuou.
Texto: Susana Galvão
Fotos: Divulgação