SMS: Dose bivalente da Pfizer contra Covid-19 segue disponível nas UBS do município
Campanha de vacinação contra Covid-19 continua nas Unidades de Saúde
A aposentada Izabel Macedo, 72 anos, levantou cedo nesta quinta-feira, 9, para se vacinar. Moradora da Folha 28, ela se dirigiu até a Unidade Básica de Sáude Hiroshi Matsuda, na Folha 11, para receber a dose bivalente da Pfizer contra a Covid-19.
Ela já havia tomado as quatro doses anteriores e soube pela televisão que já podia tomar o reforço.
“Eu sempre tomei todas as vacinas, estando na hora de tomar. Se eu tive alguma reação, nem prestei atenção”, assegura.
Para ela, poder sair para se vacinar é sinal de que os piores dias passaram. A idosa relembra como se sentiu na época em que as restrições para circulação eram mais rígidas, principalmente por ser do grupo de risco.
“É um alívio, eu tinha medo. Foi angustiante, só a gente ver o jeito, os outros morrendo e a gente sabendo, tudo privado dentro de casa, as igrejas a gente não podia ir, os bancos fechados, sem gente. Foi muito angustiante”, relembra.
Izabel ainda faz um convite às pessoas que já podem tomar a dose bivalente. “Idosos a partir de 60, se liguem, venham para cá, tá no jeito”, alerta.
Além dos idosos, o imunizante também é voltado para pessoas imunossuprimidas, a partir de 12 anos, ou seja, aquelas que, por algum motivo, tenham o sistema imunológico mais frágil.
O gerente da UBS Hiroshi Matsuda, Dilceu Barroso, reforça o convite à população.
“A gente convida a população que venha se vacinar para que nós possamos avançar nessa vacinação. A vacina é o único caminho para se resolver toda essa questão que é mundial, a questão da Covid. A gente faz esse apelo para que a população venha se vacinar”, ressalta.
Para receber o imunizante é preciso fazer parte dos grupos atendidos nesse momento, apresentar o cartão SUS, documento de identificação e se dirigir até a UBS mais próxima.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom