SMS E EXÉRCITO AVANÇAM NO COMBATE AO MOSQUITO

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti em Marabá, iniciada no sábado, 11, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), hoje (15) trabalha nos bairros Folha 07 e Independência, objetivando à eliminação de criadouros do mosquito e conscientização da comunidade. A ação que se prolongará por quatro meses, buscando apoio de cada morador de Marabá, que deve tornar-se agente fiscalizador de sua própria casa.

Segundo Solange Freire, diretora de Vigilância em Saúde na SMS, essa campanha se prolongará pelos próximos quatro meses com os agentes de endemias e 20 homens do exército.

Ainda de acordo com Solange, essa ação não objetiva “limpar o quintal de ninguém, mas conscientizar a população para a necessidade de manter suas casas livres do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, que tem maior prevalência neste período do ano”.

A diretora de Vigilância em Saúde lembra que bastam 10 minutos por semana para afastar o perigo da dengue, chikungunya e zika. “O mosquito vive dentro de nossas casas”. Para garantir a saúde de sua família e de sua comunidade, basta fazer uma checagem de cerca de 10 minutos por semana nos locais onde ele costuma colocar seus ovos, limpá-los e prontos.

O ciclo de vida do Aedes aegypti, do ovo até a fase adulta, leva cerca de 7 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, podemos interromper o ciclo e e mnvitar o nascimento de novos mosquitos.

 

Prefeitura Municipal de Marabá – Pará

ASCOM – Assessoria de Comunicação

Telefone: (94) 3322-1140

Acessibilidade