SMS: Equipe Extra Muro realiza ações nos abrigos da Folha 33 e Marabá Pioneira

A equipe Extra Muro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou atendimentos aos desabrigados da Folha 33, na sexta-feira (03) . A ação ocorreu atrás do Supermercado Matheus e contemplou todas as 35 famílias que estão no abrigo. Ao todo foram realizados 80 atendimentos.

Os desabrigados receberam atendimento médico e de enfermagem, vacinas, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, testes rápidos para hepatite e sífilis. Também foi realizada a entrega de medicação para as pessoas de necessidade comprovada. “Montamos nossa base para receber eles com todo devido cuidado e a equipe se dirigiu às casinhas dos moradores que tinham dificuldade ou não podiam se locomover”, comenta Cynthia Pombo, coordenadora do Extra Muro, ressaltando que foi feita panfletagem sobre a Covid-19, bem como realizadas pequenas palestras sobre higienização e a confecção ou atualização do Cartão SUS.

A Equipe Extra Muro tem realizado atividades especificamente nos abrigos da cidade durante esse período de cheia do rio. No sábado (04), as ações ocorreram no abrigo da Acrobe e Vila do rato e no domingo (05), foi a vez do Abrigo Alzira Mutran.

Ao todo já foram mais de 1200 atendimentos  realizados em 12 diferentes abrigos da cidade. No próximo final de semana, as ações ocorrerão nos três abrigos restantes, contemplando os 15 abrigos localizados nos bairros Marabá Pioneira, Cidade Nova, Nova Marabá, Morada Nova e São Félix.

Outras ações

Durante o período de cheia já foram realizadas diversas outras ações visando o bem estar e preservação da saúde das pessoas atingidas pela cheia. Já foram entregues 2.472 cestas básicas, incluindo as Defesas Civis do município e do Estado. Até o dia 10 de abril, todas serão entregues.

Em parceria com o Exército, os abrigos são higienizados. Ação que começou no sábado, 28 de março, nos abrigos da Obra Kolping na Cidade Nova, do Tatuzão na Vila Poupex e da Acrobe, na Avenida Getúlio Vargas, Cidade Nova, estendendo-se nos demais abrigos ao longo da semana.

Nível do Rio

O nível do Rio Tocantins amanheceu com 10,58 metros nesse final de semana. Tendo um recuo de 30 centímetros em 24 horas, o maior registrado em um dia, desde que atingiu a maior altura do ano com 12,66 metros, no dia 21 de março. No total, a redução do rio já atingiu mais de 2 metros, em comparação ao pico.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação

 

Acessibilidade