SMS: Extramuro e PSE fazem balanços das ações, com foco na programação de veraneio
Nas últimas semanas do mês de julho, período de férias escolares, centenas de banhistas foram atendidos durante as ações do Departamento Extramuro e do Programa Saúde na Escola da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Crianças e adultos foram os alvos da campanha que aconteceu na praia do Tucunaré.
De acordo com a enfermeira Cinthia Pombo, foram aproximadamente 138 atendimentos de pessoas que procuraram a barraca na praia para fazer a aferição da pressão arterial, testes de glicemia e também atendimentos aos banhistas que foram atacados por arraias ou tiveram cortes de material perfurante.
“A missão veraneio deste ano teve um número de atendimento surpreendente. Fizemos a medicação de banhistas e alguns ficaram em observação para liberar posteriormente. Banhistas também foram atacados por arraias, fizemos o procedimento e levamos para o hospital municipal para receber o atendimento adequado”, explicou a enfermeira.
Cinthia Pombo também faz uma avaliação das ações do Departamento Extramuro do primeiro semestre, onde mais de 16 mil procedimentos, tanto na zona urbana quanto na zona rural, foram realizados como exames, atendimentos médicos, distribuição de medicamentos e vacinação em crianças e adultos.
“O Extramuro tem atendido em ações de saúde, onde não temos cobertura de agentes de saúde da família. Tivemos mais de 16 mil procedimentos realizados como consultas, testagens rápidas, testes de Covid-19, aferição de pressão arterial, vacinação atendimento de medicação e distribuição de remédios em locais não cobertos por unidades de saúde”, explicou Cinthia Pombo.
As ações na praia do Tucunaré aconteceram em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), onde o número de pessoas alcançadas com os serviços também foram bastante expressivos. No total, de 550 pessoas atendidas com os serviços específicos, 217 foram alunos de diversas escolas de Marabá.
Entre as ações, foram realizadas palestras sobre saúde bucal e alimentação saudável. Também foram realizados aferição de pressão arteria e testes de glicemia, além de entrega de kits de saúde bucal, aplicação de flúor, distribuição de lanches e de água para hidratação, práticas corporais e encaminhamento de alunos para atendimento odontológico em Unidades Básicas de Saúde.
“Vimos que crianças entre 3 a 5 anos não têm o acompanhamento dos pais em suas escovações e por isso estão com os dentes cariados. Tinha uma criança com todos os dentes comprometidos e foi encaminhada pelo odontólogo para atendimento em uma UBS mais próxima de sua casa. Os pais puderam entender a importância das orientações como escovar os dentes e os perigos das cáries e gengivites ocasionadas pela má higiene bucal, além de conhecer os perigos da má alimentação e a necessidade das práticas corporais”, ressaltou Tarcilene Varela, Coordenadora do PSE.
Nas ações do PSE, foram entregues kits de higiene bucal, lanches saudáveis e realizadas palestras com odontólogos e nutricionistas, além de práticas corporais com alunos e pais na praia do Tucunaré.
Texto: Victor Haor
Fotos: Karoline Bezerra