SMS: Extramuro leva pediatra, vacinas e clínico geral à comunidade do Residencial Tiradentes
No dia 14, quinta-feira à noite, a comunidade do Residencial Tiradentes, no núcleo Morada Nova, teve acesso à série de serviços disponibilizados pelo serviço Extramuro da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). As ações ocorreram no Núcleo de Educação Infantil (NEI) Raimunda de Oliveira Rocha.
“A gente está aqui hoje com todos os serviços do Extramuro como atendimento médico, multivacinação com foco na vacina contra poliomielite. Mas também temos as demais como contra Covid, influenza e as de rotina em geral. Estamos com testes rápidos, tanto das hepatites quanto do HIV, Sífilis e Covid-19, mediante sintomas gripais. Além de aferição de pressão arterial, glicemia e entrega de medicação mediante receita”, conta Cinthia Pombo, coordenadora do Extramuro da SMS.
A ação também contou com uma novidade, levou os serviços de pediatria ao Residencial para atender cerca de 30 crianças de 0 a 12 anos.
Poliana de Souza dos Santos, 27 anos, aproveitou para levar a sobrinha e a filha, Yasmin Santos Lopes, 2 anos, e Hallana Santos Lopes, 4 anos, para realizar a consulta.
“Achei ótimo a ideia. Quando vi que teria pediatra, me apressei para vir. Fica muito bom para gente aqui perto. Eu já me programei ao longo do dia para realizar o atendimento nas duas”, comenta.
Outro serviço ofertado foi o de pesagem para o Auxílio Brasil.
Maria de Souza Saraiva de 60 anos aproveitou a ação para levar a neta Emily Vitória 5 anos, para realizar a pesagem e vacinação.
“A ação ficou muito boa. Para nós é difícil se locomover até a Morada Nova, com a ação aqui facilita muito a nossa vida. Principalmente nesse horário noturno. Eu também vou ver se tomo minha 4º dose contra a Covid-19”, acrescentou a aposentada.
A ação teve início às 18h30 e estendeu-se durante a noite. Outro foco da ação foi a realização de ações voltadas para o Outubro Rosa, com a coleta do PCCU. “Foco central este mês está nessa coleta do PCCU; É importante que quem não fez, faça. Estamos tendo coleta em toda ação do Extramuro e hoje não é diferente”, comenta Cinthia Pombo.
Ela relembra também que até o fim do ano, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão com horário estendido, às segundas e quartas, durante a noite, para aumentar a demanda de atendimentos. São elas: Hiroshi Matsuda, na Nova Marabá e Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira. Também funcionam nesse sistema a UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, a UBS Amadeu Vivácqua, em São Félix e a UBS Laranjeiras, na Cidade Nova.
Na sexta-feira, 14, a equipe do Extramuro trabalhou com os venezuelanos da tribo Warao realizando o Outubro e Novembro Azul. No sábado, 15, a ação será na Igreja Central da Francolândia e no domingo a equipe desloca-se para a zona rural.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Aline Nascimento