SMS: Após acompanhamento especial, equipe do HMI comemora nascimento de bebê arco-íris
Após três abortos espontâneos, mãe diagnosticada com a síndrome do anticorpo antifosfolípide, realizou todo o acompanhamento no CEI e bebê nasce com saúde no HMI
A estudante Milena Gomes dos Reis, 21 anos, entrou em trabalho de parto no Hospital Materno Infantil (HMI) em 21 de fevereiro e às 17:30 horas, nascia a pequena Nicole da Costa Mendes, com 3,800 kg após um procedimento cesáreo.
O nascimento da Nicole ocorreu após a mãe ter três abortos espontâneos e a quarta gravidez foi cercada de cuidados especiais para a chegada do bebê arco-íris.
A criança que nasce após a mãe ter apresentado problemas na gestação em gravidez passada é chamada simbolicamente no mundo místico de bebê arco-íris, como também a luta de um casal para engravidar, mesmo que não tenha perda anterior, pois um arco-íris é uma promessa de sol após a chuva, a calma após a tempestade, a alegria depois da tristeza e a paz depois da dor, e essas crianças apresentam essas características.
“Foi uma felicidade imensa para todos nós, foi um parto emocionante porque a mãe foi diagnosticada no pré-natal de alto risco com uma síndrome rara , síndrome do anticorpo antifosfolipídeo, o que já havia provocado três abortos anteriores . Na admissão no HMI havia sinais de sofrimento fetal sendo indicado parto cesáreo e a criança nasceu muito bem, chorou logo ao nascer, gerando grande comoção para toda equipe e para família . Um bebê arco-íris , muito amado e esperado!”, explicou Dra. Daiane Oliveira, Médica Pediatra/Neonatologista.
Milena Gomes já havia engravidado outras três vezes e sempre ocorria um aborto espontâneo antes do terceiro mês. Na quarta gestação ela procurou o CEI (Centro de Especialidades Integradas) e foi diagnosticada com a síndrome do anticorpo antifosfolípide, uma alteração que leva a uma perda consecutiva na gestação. O acompanhamento foi todo realizado pelos profissionais do CEI inclusive a medicação totalmente gratuita.
“A última gestação o médico me passou exames e o resultado foi indeterminado e tinha que fazer tratamento e passei a gestação toda de repouso e aplicando a medicação para que não viesse a acontecer nada, pois nas outras gestações perdia com no máximo 3 meses e em todos eles havia sangramento e agora, depois do tratamento, nasceu a Nicole com muita saúde”, comemora a mãe Milena Gomes.
Milena estava acompanhada da mãe, a professora Rosimeire Nascimento Silva, que elogiou o trabalho do HMI e parabenizou os profissionais pelo acompanhamento desde o início da gravidez da filha até o nascimento da neta.
“Primeiramente temos que acreditar no serviço público e muitas pessoas não acreditam no HMI mas quando você faz todo o pré-natal, passo a passo, dar certo e nossa expectativa era que nascesse uma criança saudável e que viesse com muita saúde e eu acreditei e confiei, pois acima dos homens somente Deus e a Milena seguiu a orientação medicos aqui do HMI e deu tudo certo e hoje estamos comemorando e agradecendo sempre”, disse a avó da Nicole, professora Rosimeire Nascimento.
Nos planos da estudante Milena Gomes ainda não está outro filho, o momento agora é de curtir sua primeira filha e comemorar a chegada da Nicole. “Agora não está no plano outro filho, por enquanto não. Eu cheguei aqui e a única coisa que tinha na cabeça era ter minha filha e a equipe foi super maravilhosa e me explicaram toda situação e eu não senti dor e fizeram uma cesárea com 38 semanas”, comemora.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom