Saúde: HMI recebe agência transfusional de sangue
A grávidas que necessitarem de sangue terão à disposição no próprio HMI, não necessitando mais se dirigir ao Hemocentro em caso de urgência .
O Hospital Materno Infantil (HMI) recebeu oficialmente nesta quarta-feira (12), uma agência transfusional de sangue, para atender as pacientes em trabalho de parto, adquirido através de uma parceria entre a Prefeitura de Marabá e o Governo do Estado.
A cerimônia aconteceu nas dependências do Hospital Materno e contou com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e do prefeito de Marabá, Sebastião Miranda Filho, e demais autoridades do estado e do município, além de diretores do HMI.
De acordo com a enfermeira, Alciléia Tartaglia, diretora administrativa do hospital, a partir de agora as grávidas que necessitarem de sangue já terão à disposição no próprio HMI. “Não precisaremos mais nos dirigir ao Hemocentro em caso de urgência, pois já estaremos com um estoque para atendimento aqui mesmo no HMI”, explicou a enfermeira.
O prefeito de Marabá, Tião Miranda, acompanhou o governador na visita à Orla do bairro Amapá e do bairro Francisco Coelho, onde o governador destacou a parceria firmada para a execução do projeto quando esteve à frente do ministério da integração nacional.
“Fomos buscar recursos para a execução deste projeto, e foi um trabalho coletivo do prefeito de Marabá, governo federal, vereadores e deputados para viabilizarmos esta obra de grande relevância para o município”, enfatizou.
De acordo com o prefeito, Tião Miranda, a construção da Orla do bairro Francisco Coelho e do Amapá, irá modernizar a área. “A orla será um espaço de convergência de pessoas, neste local tivemos que fazer indenizações e a expectativa é enorme da população, pois aqui teremos vários atrativos para as pessoas”, destacou o prefeito.
Na agenda do governador, esteve ainda a assinatura de ordem de serviço para a reforma de duas escolas estaduais em Marabá, entrega de duas novas unidades prisionais com 506 vagas, localizadas na rodovia Transamazônica e entrega de 150 cheques do programa “Sua Casa”.
Texto: Victor Haor
Fotos: Paulo Sérgio