SMS: HMM inaugura hoje, 1º de setembro, nova UTI Adulto e ganha status de Alta Complexidade
O Hospital Municipal de Marabá (HMM), a partir desta quinta-feira, 1º de setembro, passa a contar com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) própria. A nova UTI está localizada no Bloco B, anexo à clínica cirúrgica e é composta de dez leitos adultos, sendo nove leitos de UTI adulto geral e um de isolamento. Agora, o HMM tem o status de alta complexidade. Um grande avanço para o município na melhoria da assistência à saúde.
“Hoje a gente inaugura uma nova fase no Hospital Municipal. Ele sai de uma baixa e média complexidade para alta complexidade com a implantação da UTI, destinada a pacientes graves que necessitam de uma intervenção por meio de ventilação mecânica ou por meio de monitorização mecânica.
Esses pacientes basicamente eram encaminhados para o Hospital Regional ou para Belém. Agora a população de Marabá passa a contar com mais um espaço público, do SUS, destinado a esses pacientes de alta complexidade”, destaca o médico Arlen Martins, diretor clínico do HMM.
Os dez leitos são equipados com monitores multiparâmetros, bombas de infusão, respiradores, eletrocardiograma e todos os equipamentos que compõem uma UTI. O novo espaço conta ainda com equipamentos e equipe médica para a realização de terapia de substituição renal, também conhecida como hemodiálise, nas 24 horas do dia.
“É um grande investimento que a Prefeitura Municipal de Marabá realizou para que esse sonho pudesse se tornar realidade. A estrutura é moderna e foi construída de acordo com os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde e em consonância com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa”, disse o médico.
A Unidade contará ainda com equipe de multiprofissionais como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos para prestar melhor assistência aos pacientes.
“Atualmente apenas o Hospital Regional do Sudeste do Pará conta com UTI e o HMM será a segunda da região para atendimentos de usuários do Sistema Único de Saúde, isso significa um grande aumento no número de leitos de UTI na região”, enfatiza Arlen.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento