SMS: Idosos a partir dos 60 anos já podem se vacinar contra gripe
A pequena Estela de 1 ano e 2 meses já está imunizada contra a gripe (Influenza H1N1). A mãe Elizangela Costa, 34 anos, sabe da importância da vacina para a saúde da filha, por isso, sempre faz questão de deixar o cartão de vacina da criança em dia.
“A pessoa imunizada é bem melhor. A criança é o nosso bem maior na família e ela estando prevenida é ótimo. Ela quase não anda gripando, acho que é a vacina!”, observa a dona de casa.
Elza da Silva, 52 anos, levou o neto, Apolo, de 4 anos, para tomar a vacina na UBS Hiroshi Matsuda, nesta terça-feira (18). Ela quer evitar que o menino possa desenvolver os sintomas graves da gripe, que muitas vezes se assemelha ao do coronavírus.
“A criança, quando ela gripa, fica muito molinha, às vezes causa problemas mais sérios como pneumonia. Então a vacina contra a gripe é muito importante, todas as pessoas deveriam trazer as crianças. A gente sofre muito quando elas estão gripadas” enfatiza a avó do Apolo.
A vacinação está sendo feita de maneira escalonada com a distribuição dos grupos prioritários em três etapas. Na tarde desta terça-feira, (18), a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza abriu o calendário também para os idosos a partir dos 60 anos de idade em Marabá. Dentre o público-alvo estão ainda crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde. As doses podem ser encontradas nas UBS.
“A partir das 8h da manhã a vacina já está disponível e segue até às 17h40min,. Não é preciso pegar senha. Basta trazer o cartão de vacina e o cartão SUS, inclusive, reforçamos para os idosos que, se já tomaram a vacina da Covid, é preciso dar um intervalo de 15 dias para tomar a vacina contra a Influenza”, alerta Elizabeth Vargas, gerente da UBS Edvan Xavier, no Bairro Araguaia.
A campanha de vacinação contra a gripe A (influenza H1N1) começou no início do mês de maio, nos dois primeiros dias, quando teve a primeira etapa, foram vacinadas mais de duas mil crianças e puérperas. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marabá recebeu 17 mil doses da vacina. A ação acontece tanto na zona urbana, quanto na zona rural do município. A SMS informa também que está tomando todos os cuidados em relação aos protocolos de saúde de prevenção à Covid-19.
A vacinação contra a gripe é importante para prevenir contra o surgimento de complicações da doença, mortes, internações e diminuição do fluxo sobre o sistema de saúde. No momento atual de pandemia, a imunização contra a gripe ajuda na diminuição dos sintomas que podem ser confundidos com a Covid-19.
Acompanhe o site e redes sociais da Prefeitura de Marabá para mais informações sobre a campanha de vacinação contra a Influenza e as próximas etapas.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento