SMS: Laboratório Central ganha reforços na coleta para exames
Desde março deste ano, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Hiroshi Matsuda, na Folha 12, Núcleo Nova Marabá, e Amadeu Vivacqua, no Núcleo São Félix Pioneiro, realizam a coleta para exames laboratoriais, desconcentrando o atendimento no Laboratório Central do município (LACEN), localizado no bairro Laranjeiras, no Núcleo Cidade Nova.
Com isso, os dois novos postos de coleta realizam cerca de 50 atendimentos diariamente, facilitando o acesso de moradores de outros núcleos ao serviço. As coletas de sangue, por exemplo, são realizadas nos novos postos e enviadas ao LACEN para análise. Nesses três meses, os dois novos postos já realizaram mais de 830 coletas para exames.
“Nossa intenção é desconcentrar o atendimento no LACEN, diminuir o fluxo de pessoas lá e pensar na questão da distância porque muitas pessoas não realizavam esses exames por essa razão. Então, o intuito é aproximar o serviço das pessoas”, ressalta o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), Valmir Moura.
Todas as UBS`s podem realizar encaminhamento para a realização de exames no Lacen e nos dois postos de coleta. As senhas para atendimento são acompanhadas pelo Sistema de Regulação (SisReg) da SMS. Para exames mais complexos e com menos demanda, o Lacen tem credenciamento junto a outros laboratórios.
Entre os exames laboratoriais realizados estão hemograma completo, hormonais, por imagem e outros.
Estrategicamente, o posto de coleta da UBS Hiroshi Matsuda visa atender todo o Núcleo Nova Marabá, enquanto a UBS Amadeu Vivacqua atenderá além do Núcleo São Félix, o Núcleo Morada Nova e a Vila Espírito Santo. Nos próximos meses, a SMS pretende ampliar os postos de coleta para os outros núcleos do município.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo