SMS: Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul iniciam na próxima quarta-feira (05)
A campanha anual Outubro Rosa, formada por ações voltadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer da mama, iniciará em Marabá, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na próxima quarta-feira (05), com abertura oficial na Câmara Municipal de Vereadores, às 9 horas. A novidade deste ano é que a programação será desenvolvida em conjunto com a campanha Novembro Azul, voltada à prevenção do câncer de próstata. Além disso, as ações terão parceria do Departamento de Doenças Crônicas, que ofertará serviços de controle e prevenção às doenças.
Gabriela Menezes Cavalcante, coordenadora municipal de Saúde da Mulher na SMS, explica que o objetivo é atender um número máximo de pessoas com foco na prevenção da doença, portanto, os primeiros atendimentos da campanha serão realizados na abertura da programação para os servidores do legislativo.
“A partir da quinta-feira, no dia 06, iniciaremos as atividades na Atenção Primária. Vai ser feito o dia D em todas as unidades [básicas de saúde]. Haverá atendimento nas unidades com o médico clínico para que as mulheres recebam os encaminhamentos para especialidades. Também terá encaminhamento para exame de mamografia, coleta de PCCU, que é o exame de prevenção do câncer do colo uterino, além do atendimento normal”, enfatiza.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam a estimativa de 520 mil mortes por câncer de mama no mundo todos os anos. No Pará, de acordo com a SESPA (Secretaria Estadual de Saúde), só em 2021, foram 373 óbitos pela doença. Durante a campanha, a Secretaria Municipal de Saúde prevê a realização de 1.500 coletas de PCCU (Exame Preventivo do Câncer de Colo Uterino), uma intensificação do serviço que já acontece diariamente nos postos de saúde.
“É um atendimento que eles já realizaram durante o ano, mas que por conta da campanha vai ser mais intensificado. Em relação à mamografia, a gente está com os dois mamógrafos funcionando, tanto do Crismu (Centro de Referência em Saúde da Mulher), quanto do CEI, pra gente atender essa população de Marabá”, destaca Gabriela.
Vale lembrar que cinco Unidades Básicas de Saúde também continuam com horário estendido para atender ao público, às segundas e quartas-feiras, das 18 às 22 horas. São elas: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivacqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Demósthenes Azevedo, na Velha Marabá, e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova. Além do mais, o Crismu terá uma programação especial.
“A programação do Crismu durante o mês de outubro vai iniciar no dia 15 e segue até o dia 22. A programação inclui sábados, período diurno – de manhã e à tarde. Lá, o atendimento vai acontecer também em horário estendido à noite. Será ofertado o serviço de mamografia de rastreio para as mulheres de 50 a 69 anos, que já foram cadastradas e contam com encaminhamento pela Atenção Básica”, acrescenta Gabriela.
Nesse período, as mulheres contarão ainda com consultas ginecológicas, ultrassom transvaginal e demais exames que são realizados rotineiramente pelo Crismu.
Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul juntas em prol da saúde da população
Com o tema “Contra o câncer: juntos na prevenção”, as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul serão desenvolvidas, simultaneamente, como estratégia das coordenações da Saúde da Mulher e Saúde do Homem, com o objetivo de atingir ao máximo o público-alvo.
“Faremos coletas do PSA [Antígeno Específico da Próstata, sigla em inglês] em três unidades no mês de outubro e as demais acontecerão no mês de novembro. A campanha vem para sensibilizarmos em relação à essa situação do câncer de próstata e também do câncer da mama. Faremos coletas de PSA em 23 Unidades Básicas de Saúde, bem como orientações. A gente acredita que as campanhas têm maior adesão quando conseguimos trabalhar em conjunto. As mulheres conseguem trazer esses homens para a unidade básica“, destaca Helane Moreira, coordenadora da Saúde do Homem da SMS.
No caso dos atendimentos de PSA, a coordenação de Saúde do Homem enfatiza que as ações serão focadas principalmente no horário noturno, na zona urbana, com estratégia também para a zona rural.
“Nos atendimentos noturnos, a gente consegue uma boa adesão dos homens no município. Na zona rural, a ideia é ofertar o atendimento aos finais de semana. A gente vai tentar conseguir trazer esse homem, que trabalha no campo, para dentro das vilas para realização do teste. O exame que nós utilizamos é um PSA de teste rápido, que vai ser utilizado em parceria com o laboratório do nosso município”, informa.
Ainda segundo a coordenadora, o público masculino que tiver resultados como inconclusivo ou positivo será garantido encaminhamento ao urologista. “Esse ano, a nossa meta é fazer ao menos mil testes”, disse.
Serviços de controle, combate e prevenção às doenças crônicas serão ofertados
Para fortalecer ainda mais as atividades do outubro Rosa e Novembro Azul, o Departamento de Doenças Crônicas da SMS intensificará a oferta de serviços nos dois meses de realização da campanha.
“Desde o ano passado, a gente teve a experiência de trabalhar o Novembro Azul em parceria, já que no dia 14 de novembro é o Dia Mundial da Diabetes. Então, em outubro, a gente vai focar nas mulheres diabéticas e em novembro será os homens. A programação segue a das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, nos dias D nas unidades. Nesses dias, será o atendimento de nutricionista para o público diabético”, revela Gisele Leite, coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas na SMS.
Os serviços ofertados para esse público serão a aferição de glicemia e consulta com nutricionista. Vale ressaltar que o município oferece tratamento para pessoas com diabetes nas unidades básicas de saúde, com o programa Hiperdia, que trata também a hipertensão arterial. Para os diabéticos, a Prefeitura oferta também os insumos dos pacientes insulino dependentes. Em Marabá, estão registrados na SMS uma média de seis mil diabéticos.
“É mais uma oportunidade das pessoas se cuidarem, principalmente nesses horários estendidos e nos dias D. É uma oportunidade das pessoas buscarem as Unidades de Saúde pra fazer um pouco de prevenção e cuidar da saúde”, alerta Gisele.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Secom