SMS: Ouvidoria do SUS participa de Projeto Acreditação Institucional da Fiocruz
“Com essa acreditação a Ouvidoria terá mais credibilidade do usuário no controle social, participação direta e resolutividade dos encaminhamentos”, conta Jedean Milhomem, ouvidor SUS em Marabá
A Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Prefeitura de Marabá, foi selecionada para participar de um projeto da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro- RJ, intitulado Acreditação Institucional de Ouvidorias do SUS (Sistema Único de Saúde). Os trabalhos iniciam na próxima quarta-feira (17), por meio de videoconferência.
Segundo o ouvidor do SUS em Marabá, Jedean Peres Milhomem, a seleção aconteceu em função da boa produtividade do órgão junto ao usuário local do SUS. “Marabá e mais três cidades do Pará – Benevides, Santarém e Belém foram selecionadas para participação neste projeto-piloto. Prestamos um bom trabalho em colher a demanda do usuário e provocar a Gestão para solucionar, e cumprimos também os critérios estabelecidos pela Fiocruz”, explica o ouvidor do SUS, da SMS.
Trata-se de um projeto de cunho nacional, onde será implantado o Sistema de Acreditação do SUS, a fim de desenvolver a ferramenta para o usuário do Sistema Único de Saúde, tendo como objetivo a qualidade do trabalho de defesa de direitos de cidadania e incentivo à melhorias administrativas, de gestão, de atenção, de controle social e de formação.
Em 2020 foram cerca de 300 demandas de usuários de vários segmentos como reclamações, denúncias e solicitações foram recebidas pela Ouvidoria. “Com essa acreditação a Ouvidoria terá mais credibilidade do usuário no controle social, participação direta e resolutividade dos encaminhamentos. O que ocorre é que o usuário não tem acesso e demora, por exemplo até 120 dias para resolver uma situação, ao procurar a Ouvidoria, ela provoca a gestão no sentido de agilizar o atendimento”, detalhou Jedean Milhomem, contribuindo assim, de forma significativa ao atendimento do usuário SUS.
O Acreditação Institucional é uma forma de expressão social em atender manifestações de cidadãos e usuários do SUS quanto ao atendimento, serviços e ações de saúde, de modo a garantir direitos e participação cidadã.
O que é a ouvidoria do SUS?
A Ouvidoria – Geral do Sistema Único de Saúde (OUVSUS) é o setor responsável por receber reclamações, denúncias, sugestões, elogios e demais manifestações dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo SUS; tem como objetivo principal garantir e ampliar o acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
Quando procurar?
Solicitar assistência (Ex: consultas, atendimentos, tratamentos, exames, medicamentos); relatar uma insatisfação (Ex: insatisfação com algum profissional de saúde, demora no atendimento, falta de material na unidade de saúde, falta de medicamento, etc.); denunciar uma irregularidade (Ex: Não cumprimento de carga horária pelo profissional de saúde, Cobrança por procedimentos cobertos pelo SUS, Negligência médica, etc.); obter uma instrução, orientação, esclarecimento ou ensinamento relacionado à saúde (Ex: Funcionamento do SUS, como conseguir medicamentos pelo SUS, Sistema de Regulação, etc.); registrar elogios e/ou sugestões relacionados à saúde (Ex: elogiar o atendimento recebido / o profissional que o atendeu, sugerir a Inclusão de medicamento no SUS / contratação de profissionais, etc.).
Serviço:
OUVIDORIA/SMS MARABÁ
TEL. (94) 3323-6860
Email: ouvidoria.sus@maraba.pa.gov.br ou ligar no 136 para realizar o registro de sua demanda junto ao Ministério da Saúde.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação