SMS: Ouvidoria SUS é canal de acesso entre usuários e a gestão em saúde
Com o objetivo de servir como porta de acesso entre usuários e o Sistema Único de Saúde para que o serviço funcione de forma cada vez mais ampla, contemplando o cidadão em todas as necessidades de atendimento, foi criada a Ouvidoria SUS. O canal de comunicação, integrado em rede com todos os estados brasileiros, funciona interligado diretamente ao Ministério da Saúde em Brasília.
Em Marabá, a Ouvidoria SUS funciona na Secretaria Municipal de Saúde, e atende seja usuário ou não do Sistema Único de Saúde, dependendo da reclamação ou outro tipo de manifestação do cidadão que esteja dentro da competência do canal de comunicação. O servidor Jedean Peres Milhomem, está à frente da Ouvidoria desde 2017. Atualmente acompanha 132 demandas de Marabá e de Ouvidorias de outras regiões. Sendo que nos últimos dias foram abertos mais 96 novos procedimentos.
Durante a entrevista com Jedean Milhomem, pudemos tirar dúvidas frequentes da população.
Como que funciona a ouvidoria SUS?
Ela é uma ferramenta criada pelo ministério de Saúde para servir de comunicação entre o usuário do sistema junto aos gestores de saúde do município, do estado e da esfera federal.
Quando o usuário pode procurar a ouvidoria SUS?
Em todas as situações o cidadão pode procurar a ouvidoria para fazer sua manifestação, seja ela de elogios, de reclamação, sugestão e solicitação de denúncia principalmente quando se trata de um entrave. Um exemplo: uma pessoa cadastrou uma cirurgia eletiva há um ano e não foi atendida, ela vem até ouvidoria que vai provocar a gestão para garantir uma resposta e apontar o motivo, o problema que provocou o não atendimento da demanda. Logo, a ouvidoria é um portal de comunicação, de acesso, entre usuários e os gestores da saúde.
A ouvidoria SUS apura outras denúncias? Quais?
É bom frisar que a ouvidoria SUS também serve de ferramenta para demandas de outras secretarias. Exemplo: o cidadão detecta um problema de uma criação de porcos na área urbana da cidade, ele denuncia à ouvidoria que encaminha a demanda para secretaria responsável, nesse caso, a vigilância sanitária, e o profissional responsável do referido órgão vai entrar em contato com o cidadão para apurar as informações e tomar as providências cabíveis.
Como o cidadão pode ter acesso a ouvidoria SUS em Marabá
O cidadão tem acesso pelo 136 que é direto com o Ministério da Saúde. Na hora que a demanda é gerada, o sistema encaminha-a para a ouvidoria de Marabá tomar as providências e estabelece um prazo para que seja apresentada uma solução.
Além do 136 existem outros meios que o cidadão pode entrar em contato com a ouvidoria?
Além do 136 que o cidadão fala direto com Brasília, há também um e e-mail ouvidoria.sus@maraba.pa.gov.br
O usuário pode entrar em contato também por carta, por correspondência normal, ou vir pessoalmente no prédio da secretaria de saúde no Agropólis do Incra, no bairro do Amapá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos