Saúde Mental: Secretaria realiza palestra para motoristas
Saúde mental, estresse, responsabilidade e segurança do paciente, foram alguns temas abordados durante palestra sobre saúde mental ocorrida na manhã desta quarta-feira, 18, na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) direcionada para os motoristas de ambulâncias e demais veículos da SMS.
A palestra é uma continuidade da programação do Setembro Amarelo, mês que marca a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e também para chamar a atenção para a importância de discutir e promover ações a respeito da saúde mental. A programação ocorre em outubro porque é importante discutir o tema que engloba a sanidade mental em qualquer período.
A iniciativa para a promoção da palestra partiu do Setor de Transporte da SMS onde estão lotados cerca de 50 profissionais.
“A importância é devido se pensar no trabalho das pessoas que viajam muito e ficam com psicológico abalado. Então convidei a equipe da Saúde Mental para organizar a palestra, pois é importante para os profissionais pois são muito cobrados e também tem a questão do estresse no trânsito e foi pensado assim para atender esses profissionais”, explicou Carlene Passos, do Setor de Transporte, SMS.
Entre outros tópicos foram abordados a satisfação no trabalho, conflito entre colegas de trabalho, excesso de carga de trabalho, entre outros. Para os profissionais que participaram da palestra foram de grande relevância os debates e os exemplos mostrados com relação à saúde física e psíquica.
“Eu acho extremamente necessário esse diálogo, pois precisamos saber lidar com a pressão diária no trabalho, sabemos a carga de responsabilidade e esse momento é importante para termos consciência que nossa saúde mental é importante para lidar com os pacientes que atendemos diariamente”, relatou Gilberto dos Santos Sousa, motorista.
“Queremos agradecer a gestão por nos proporcionar esse momento para discutir nosso dia a dia no trabalho, parar um pouco para pensar na nossa responsabilidade e saber que estamos tratando com vidas, mas em primeiro lugar temos que cuidar da nossa saúde para poder proporcionar ao outro também um bom trabalho”, observou Lourivaldo dos Santos, motorista.
Uma manhã de diálogos sobre os problemas cotidianos para um setor onde trabalham profissionais que têm uma carga de responsabilidade bastante elevada, já que trabalham diretamente com os pacientes que utilizam os serviços médicos do município e que precisam de profissionais preparados.
A palestra foi proferida pelo enfermeiro psiquiátrico João Augusto Miranda, que apresentou de uma forma geral os conceitos para uma melhor qualidade de vida.
“Estamos levando o conceito de qualidade de vida de uma forma geral porque ela perpassa por uma dimensão biológica, espiritual, psicológica e social e temos que entender nesse conceito amplo para que se perceba gozando de uma melhor qualidade de vida. O corpo faz parte dessa composição como alimentação, atividade física e também no contexto psicológico, social familiar, amoroso e por fim a dimensão espiritual que tem a ver com essa questão do pensamento e da energia positiva”, concluiu.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes