SMS: Postos de saúde continuam vacinando contra a gripe
Foi na Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, que encontramos o aposentado Euclélio Rosa da Silva. Ele levou o neto Cauê Gabriel Costa, de 9 anos, para atualizar a caderneta de vacinação e também receber a dose da vacina H1N1 contra a gripe (Influenza) .
“A importância é a prevenção, então eu digo que todos possam vir se vacinar os avós, pais, filhos, netos porque é muito importante para se prevenir. Eu já tomei e agora trouxe meu neto para vacinar porque a vacinação é importante”, disse seu Euclécio Rosa.
Cauê Gabriel estava ansioso, porém sem demonstrar nenhum nervosismo na hora de receber o imunizante. “A vacina foi tranquila e eu estava na expectativa e agora estou melhor e não doeu nada”, disse o pequeno Cauê.
A vacina H1N1 contra a gripe A ou influenza pode ser encontrada em qualquer Unidade Básica de Saúde do município e está liberada para todos os grupos de pessoas. Ou seja, todos a partir de seis meses de vida podem receber a dose da vacina.
O aluno de medicina Gustavo Farias Primo também sabe da importância de se imunizar “porque serve como mecanismo de defesa para mim e para outras pessoas e eu não vou passar nenhum vírus, então é importante se vacinar porque é para minha defesa e também para manutenção da vida”.
A enfermeira Percília Augusta Santana também recebeu sua dose de vacina e explicou que se a pessoa vacinou contra a covid-19 deve aguardar um tempo de 15 dias de intervalo para poder receber a dose da vacina H1N1.
“É importante observar essas datas entre os intervalos das vacinas, é importante destacar também que as pessoas devem levar a carteirinha de vacinação até as Unidades de Saúde mais próxima de sua casa e não perder tempo e se imunizar isso é importante para a vida”, disse a enfermeira.
Enfermeira Percília Augusta Santana Gustavo Farias Primo, estudante de medicina
Veja outras fotos:
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Barros