SMS: Programa Saúde na Escola entrega certificados de participação para estagiários
A Coordenação do Programa de Saúde na Escola (PSE) realizou nesta sexta-feira (10), a entrega de trinta certificados para os estagiários das ações de saúde que integraram o Programa no ano de 2021. Os alunos são dos cursos de enfermagem e nutrição, de faculdades particulares do município.
A entrega dos certificados aconteceu no prédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e contou com a participação de representantes da SMS e ainda de diretores das faculdades particulares participantes. O certificado vale como carga horária de trabalho voluntário para os alunos.
“A faculdade sempre prezou por atividades que envolvam o ensino, a iniciação científica e as pesquisas e extensão. E a extensão insere o aluno em diversos espaços da sociedade, com intuito de que o aluno construa habilidades necessárias para sua prática profissional. Essas atividades são realizadas em diversos setores, para que o aluno já tenha contato com o mercado de trabalho, através da Secretaria de Saúde e com atividades práticas”, relatou a professora Sara Rocha, coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade Carajás.
Os alunos participaram, além do Programa Saúde na Escola, de outros Programas dentro da Secretaria de Saúde, como o Programa de Saúde Mental, Hipertensão e Diabetes, Atenção Primária, Hanseníase, entre outros. O trabalho dos alunos dentro do Programa Saúde na Escola, consistia no apoio às ações como palestras e orientações aos alunos.
“A minha participação no PSE é parte de ações de palestras, pois o programa une a saúde com a educação e a nossa participação na prática é levar aos alunos conhecimentos básicos para os cuidados com a saúde. Assim como levar para as práticas diárias de prevenção às doenças”, explicou Sara Cavalcante, estagiária e aluna de enfermagem da Faculdade Carajás.
De acordo com a coordenação do Programa, com o apoio das Faculdades e a colaboração dos estagiários, o Programa cumpriu as metas estabelecidas para 2021 e colocou Marabá entre os oito municípios do Estado que fecharam todas as ações previstas.
“Esse momento de entrega de certificados iniciou com a resposta das universidades que colaboram com o programa, com a cedência dos alunos para a realização de ações juntamente com as equipes de enfermagem, pois são acompanhados pelas nossas equipes de enfermeiro e estamos conseguindo uma meta excelente. Ficamos entre os oito municípios no estado que alcançaram a meta e só temos que agradecer e torcemos que permaneçam conosco no ano de 2022”, informou Tacilene Varela, coordenadora do Programa Saúde na Escola.
Texto: Victor Haôr e Jéssica Brandão
Fotos: Aline Nascimento