SMS: Programação voltada à pessoa idosa é intensificada com atendimentos clínicos e palestras

Em alusão ao Dia do Idoso, transcorrido em 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Saúde do Idoso,  intensificou o atendimento às pessoas na terceira idade com atendimentos clínicos e geriátricos na Praça “Antônio Moreno” (Praça do Idoso), além de atendimentos clínicos e palestras nas unidades básicas de saúde.

Segundo a coordenadora da Saúde do Idoso, Helane Moreira, no dia 05 de outubro, na Praça do Idoso, os atendimentos resultaram em 40 consultas de clínico geral, 25 de consultas geriátricas, 20 de urologia, 20 de fisioterapia, 103 testes rápidos (HIV, sífilis e hepatites virais), 105 aferições de pressão arterial e a mesma quantidade de testes de glicemia.

Em paralelo ao atendimento à saúde, cerca de 80 idosos participaram de atividades físicas na praça; sendo que outros 57 também se fizeram presentes às aulas de zumba.

Enquanto nas 23 unidades de saúde do município, foram promovidas palestras e atendimentos clínicos específicos à pessoa idosa. Segundo Helane, o Ministério da Saúde preconiza período de duas semanas de intensificação de atendimento à terceira idade, o que já aconteceu na área urbana. Devido ao Outubro Rosa, a programação do idoso encerrará na zona rural no dia 22, na Vila Carimã.

Texto: João Batista
Fotos: Divulgação