SMS: Ginástica nas Unidades Básicas de Saúde retorna às atividades
Na segunda-feira, 23, o Departamento de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde retomou as atividades do Projeto Ginástica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que visa atender ao público com hiperdia (hipertensão e diabetes).
Por enquanto as atividades iniciaram na UBS João Batista Bezerra às segundas e quartas. O retorno nas outras unidades está previsto para 1º de fevereiro. Este programa funciona em cinco diferentes UBS. São elas: Pedro Cavalcante, João Batista Bezerra, Bico Doce, Enfermeira Zezinha e Carlos Barreto.
Praticar atividade física é importante, principalmente para pacientes com hipertensão e diabete, pois ajuda a manter a saúde física e mental, melhora a qualidade de vida, previne doenças, fortalece os ossos e músculos, além de promover o convívio social. Para as pessoas com doenças crônicas, essa prática ajuda a controlar os sintomas, melhorar a função cardiovascular, fortalecer os músculos e articulações, aumentar a resistência e promover o bem-estar geral.
“Esse é o nosso público-alvo que precisa participar para ter uma atividade física diária dentro do cronograma que temos disponível. Para participar é só chegar na UBS e apresentar o cartão do SUS, que é muito importante, porque vai para a ficha. Essa ficha vai para a atividade coletiva, para poder retornar os recursos e executarmos os projetos”, explica a assistente administrativa do Departamento de Doenças Crônicas, Mari Alexandre.
Maria dos Anjos, 51 anos, é uma das beneficiadas pelo projeto, que começou em outubro de 2023. Ela conta que já sentiu melhoras em sua vida após participar das atividades. “Estou achando muito bom, sabe por quê? Por causa da circulação. Aumenta a circulação da gente. A nossa atividade no dia a dia fica melhor. Aumenta nossa disposição. A gente fica mais ativo. Eu recomendo para quem quiser fazer. Estou bem feliz com o retorno das atividades”, comenta.
As atividades são ministradas por um profissional de Educação Física. No caso da UBS João Batista Bezerra a responsável é a Evellen Sobrinho.
“A importância desse projeto é justamente afetar, impactar a comunidade de forma positiva, oferecer às pessoas que não têm recurso financeiro para usufruir de uma academia, de um personal, de forma gratuita. As aulas são divididas em três partes. A parte principal são os exercícios, principalmente de treinamento resistido, mas a parte inicial e a parte final são os exercícios de relaxamento, de alongamento, essa preparação do corpo, ativar a musculação”, explica a professora.
A coordenadora do Departamento de Doenças Crônicas, Lilian Moura, convida todos os pacientes com hipertensão e diabete ou que queiram se prevenir dessas doenças, a participarem das atividades.
“Nós temos como alvo as pessoas com doenças crônicas e também as que querem se prevenir das doenças crônicas. Então, você que é hipertenso, você que é um diabético, nós convidamos para vir participar das atividades físicas. É um programa voltado para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, destaca.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes