SMS PROMOVE MUTIRÃO CONTRA A HANSENÍASE NA LIBERDADE
No último sábado (28), no Posto de Saúde Liberdade, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu o primeiro mutirão contra hanseníase, como parte do projeto “Abordagens Inovadoras para Intensificar Esforços para um Brasil Livre da Hanseníase”. O objetivo foi promover a busca ativa de pessoas com manchas suspeitas da doença e convidá-las para exame dermatoneurológico.
De acordo com Diane Freitas, coordenadora de Doenças Crônicas na SMS, cerca de 120 pessoas atenderam ao convite e 40 passaram pelo crivo de um especialista em dermatologia, resultando em uma pessoa comprovadamente com hanseníase. Este ano, Marabá já registrou 69 casos de hanseníase, 140 pacientes em tratamento, sendo 10 menores de 15 anos. Agora, no decorrer da semana passada, outros cinco casos foram descobertos, passando então para 74 novas ocorrências só este ano. O que de acordo com coordenadora de Doenças Crônicas são muitos casos para uma cidade do porte de Marabá.
Neste projeto estão outros 19 municípios em seis Estados brasileiros (Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins), selecionados por apresentarem elevados índices de hansenianos, principalmente em menores de 15 anos. Marabá aparece em quito lugar nesse ranking. A intenção do Governo Federal é diminuir a carga de hanseníase até 2019, com a ampliação do trabalho na detecção de casos novos; promover a educação permanente dos profissionais da Atenção Básica, bem como fortalecer os centros de referência.