SMS: Prontuário Eletrônico do Cidadão chega às unidades de saúde da zona rural
Os atendimentos médicos aos pacientes da zona rural de Marabá serão realizados a partir de janeiro com auxílio do PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão), um software integrado ao sistema de informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), onde todos os dados clínicos e administrativos do paciente ficam armazenados.
A informação foi repassada nesta quarta-feira, 7, pela enfermeira Sheila Macedo, Diretora de Atenção Básica/SMS. De acordo com ela, o serviço começou a ser instalado nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana em agosto deste ano e foi finalizado em novembro.
“Desde agosto estamos fazendo essa implantação no município e finalizamos em novembro. A partir deste mês estaremos estendendo também para a zona rural. Até janeiro de 2023 estaremos concluindo esse sistema e todos os pacientes da zona rural serão atendidos também pelo PEC”, informou Sheila Macedo.
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS tem como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde. O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS’s, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.
Nas Unidades de Saúde, a implantação do novo sistema de armazenamento das informações do paciente facilitou o trabalho dos médicos na avaliação clínica. “É um software gratuito disponibilizado pelo Ministério da Saúde e sabemos o que um outro profissional fez na avaliação do paciente. Para nós, médicos, isso facilitou muito e diminui os custos para o sistema, pois evita solicitar exames que já foram solicitados, conseguimos identificar o problema e tratar com mais eficiência”, comentou a médica Naiara Santos.
A informatização dos processos traz benefícios importantes como acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas, melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos, além de aprimorar e automatizar o processo de envio de informações das secretarias para o Ministério da Saúde.
“O Prontuário Eletrônico facilitou o acompanhamento do paciente desde quando ele deu entrada na unidade onde vai ser atendido, então ele é direcionado para a triagem e encaminhado ao profissional que irá atendê-lo, seja enfermeiro, médico, odontólogo ortopedista. E essas informações ficam no sistema, se ele for em outra Unidade, o profissional vai ter ciência de todo a situação do paciente”, esclareceu Dilceu Barroso, Gerente da UBS Hiroshi Matsuda, localizado na Folha 11.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio