SMS: Secretaria convoca a população para atualizar carteira vacinal e evitar doenças
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), os índices de vacinação das campanhas contra Covid-19 e Poliomielite estão abaixo das metas preconizadas pelo Ministério da Saúde. A secretaria intensifica as ações para aumentar o número de vacinados no município.
Em relação a Covid-19, o município aplicou a primeira dose em 183.458 pessoas. Mas os índices diminuem bastante a partir da segunda dose, de forma que apenas 133.112 pessoas completaram o ciclo primário de imunização. Em relação à dose de reforço foram 44.650 pessoas vacinadas. Com a quarta dose, o número cai para apenas 8.303 pessoas.
No que diz respeito ao número total de pessoas, a porcentagem correspondente de cada dose é: primeira (83%), segunda (72%), terceira (33%) e quarta (18%).
Em alguns públicos, a cobertura continua não sendo a ideal. Entre os adolescentes, 29 mil tomaram a primeira dose e 18.238 receberam a segunda. Já entre os jovens de 18 a 29 anos, a primeira dose foi aplicada em 25 mil pessoas, enquanto 10.835 pessoas receberam a segunda dose.
Atualmente, a campanha segue com a quarta dose para pessoas com mais de 30 anos, com aplicação da vacina em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
De acordo com a Coordenação de Imunização da SMS, muitas pessoas buscam a vacinação apenas quando precisam dela para fins de viagem, trabalho ou quando a instituição de ensino solicita a carteira de vacinação. Em muitos casos, essas pessoas buscam a segunda dose depois de um ano que tomaram a primeira.
“Todas as UBS estão com as vacinas. A gente quer fazer uma chamada para que toda a população compareça às unidades básicas para que se imunizem e fiquem protegidos”, ressalta Fernando Gomes, coordenador de imunização da SMS.
A campanha nacional de poliomielite segue até dia 30 de setembro. Os números de cobertura vacinal também estão baixos. De um público total de 19.159 crianças entre 1 e 4 anos, 11 meses e 29 dias, estimados pelo Ministério da Saúde, apenas 6.060 crianças receberam a vacinação, o que representa cerca de 30% da meta.
A vacinação continua também nas UBS, além de busca ativa por meio das Equipes de Saúde da Família e junto aos Núcleos de Educação Infantil do município.
A campanha foi intensificada principalmente porque a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) afirmou que o Brasil e outros países da América Latina correm o risco de retroceder no que diz respeito à doença já que a cobertura vacinal na região diminuiu nos últimos anos. Nesse sentido, a alta taxa de vacinação é o caminho para que a doença continue erradicada no país.
“A busca ativa é feita através de campanha porta a porta, unidades de saúde, carro de som, NEI´s, escolas, mas a gente vê a baixa procura. A gente tem que atingir nossa cobertura vacinal que é 95%, então vamos buscar a população para tomar as doses. Também estamos fazendo capacitação dos ACS”, reitera.
Também continua a campanha de atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 14 anos.
Cinco unidades básicas de saúde seguem com o atendimento estendido das 18h às 22h às segundas e quartas-feiras para atender às campanhas de Poliomielite e Covid-19: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivácqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Demósthenes Azevedo, na Marabá Pioneira; e na UBS Laranjeiras.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo Secom