SMS: Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem ações em toda a cidade
A gravidez na adolescência é o tema de um conjunto de ações, que serão realizadas durante todo o mês de fevereiro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e escolas públicas do município pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com as Secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac) e Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
Essa semana de prevenção foi instituída pela Lei nº 13.798/2019 com o objetivo de disseminar as informações, por meio da educação para que os números sejam diminuídos em relação à incidência de gravidez na adolescência. Segundo Gabriela Cavalcante, coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, somente em Marabá foram registrados 811 casos de adolescentes gestantes em 2022.
“A importância de disseminarmos essa campanha tanto nas escolas, quanto nas unidades, no município de forma geral, é justamente para diminuir os números de incidência de gravidez na adolescência. Nós sabemos dos riscos que pode trazer tanto para a mãe quanto para a saúde da criança. Trabalhamos para que eles não venham precisar de uma assistência de alta complexidade lá na frente”.
O trabalho não começa na campanha. Ele é feito diariamente nas UBS com o planejamento familiar, onde ocorre a distribuição de preservativos e contraceptivos, no formato de pílula ou injeção e com visitas nas casas da área que é coberta pela unidade, onde os Agentes Comunitários de Saúde passam informações e orientações.
Ary Eduardo Silva, gerente da UBS Emerson Caselli, conta que já houve um decréscimo da quantidade de adolescentes gestantes nos últimos anos. “Ano passado, por exemplo, não lembro de ter visto jovens abaixo de 14 anos grávidas, o que era uma coisa comum. Já é um avanço, a gente perceber que a faixa de idade aumentou para 15 e 16 anos”.
Para Ary, esse resultado se deve às palestras que são realizadas nas escolas e nos postos de saúde, uma vez por mês. “A gente tem uma palestra com as gestantes, que acaba disseminando na comunidade. É importante também a orientação com as enfermeiras, com palestras educativas mostrando a importância da gravidez, mostrando o cuidado que precisa ter com a gravidez, que não é uma coisa de brincadeira, é uma coisa séria que vai afetar para sempre a vida da pessoa. Tem uma campanha que fala que criança não namora, criança tem que se preocupar em estudar, em primeiro ter educação e informação”.
A semana de prevenção trabalha, ao longo dos anos, de forma intersetorial, ou seja, abrangendo todas as secretarias. O diretor técnico da Seaspac, Luiz Silva explica que essa violação de direito perpassa por muitas políticas públicas, desde a educação, saúde e assistência social.
“É um desdobrar que precisa ser trabalhado de forma objetiva e eficaz dentro dessas políticas. Foi pensando nessa temática, em como essa violação perpassa por essas políticas, que esse ano a gente trouxe essa ação de forma mais reforçada, garantindo essa prevenção entre os adolescentes”.
Nas Unidades Básicas, o intuito é trabalhar com a adolescente que já está gestante e não foi captada na parte da prevenção.
“Vamos trabalhar a importância desse período gestacional, no parto e no período pós-parto, onde nós vemos uma desistência na escola, uma depressão pós-parto, que muitas vezes acontece por causa da gestação. A gente fala que não é uma doença, mas quando acontece de forma muito inicial, a adolescente perde algumas coisas no processo da adolescência”, ressalta a coordenadora municipal de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente, Maiana Stringari.
Serviço
As ações da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência acontecerão em todos os núcleos de Marabá durante todo o mês de fevereiro, com palestras, rodas de conversas e dinâmicas.
Veja os locais abaixo:
UBS
- Cidade Nova – UBS Pedro Cavalcante – 15/02 às 14 horas
- Velha Marabá – UBS João Batista Bezerra – 14/02 às 9 horas
- Nova Marabá – Centro de Referência de Saúde da Mulher (Crismu) – 23/02 às 8 horas
- São Félix – UBS Amadeu Vivácqua – 16/02 às 9 horas
- Morada Nova – UBS Carlos Barreto – 24/02 às 9 horas
Escolas
- Cidade Nova – Escola Paulo Freire
- Laranjeiras – Escola Irmã Teodora
- Nova Marabá – Escola Escola Inácio de Souza Moita
- São Félix – Escola São Félix
- Morada Nova – Escola Pedro Peres Fontenelle
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Secom