SMS: Treinamento do Programa Saúde na Escola ensina primeiros socorros nas escolas municipais
Na tarde desta quarta-feira, 17, servidores do SAMU reuniram-se com enfermeiros da rede municipal e estudantes do curso de medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA), para uma capacitação que visa o atendimento de primeiros socorros nas escolas do município. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e atende os requisitos da Lei Lucas (13.722/18).
A coordenadora do PSE, Tarcilene Varela, explica que essa foi uma demanda da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para atender os requisitos da Lei Lucas (13.722/18). “Essa é a primeira fase, onde funcionários do SAMU passam conhecimentos para os estudantes e enfermeiros que irão se tornar multiplicadores, para repassarem aos funcionários da rede de educação do município”, ressalta.
A primeira capacitação na escola está prevista para acontecer dia 23 de agosto, iniciando pelos Núcleos de Educação Infantil (NEIs). Fábio Rogério, Diretor Geral de Ensino da Semed, explica que a ideia é iniciar pelos profissionais dos NEIS, seguindo para os profissionais do Ensino Fundamental e logo após estender para a zona rural do município.
“É um momento de capacitação, visando cumprir todos os requisitos da Lei Lucas e trazer mais segurança para os alunos do município, que contarão com profissionais capazes de executar os primeiros socorros em caso de acidentes casuais como uma queda, um tropeço, um engasgamento”, comenta.
A pediatra, docente da UEPA, Claúdia Dizioli, explica que o curso tem a participação de 12 alunos e que a ideia é torná-los multiplicadores desse conhecimento para mais de 1200 profissionais da educação, em ações que acontecerão ao longo do ano.
“É um treinamento de muita valia para ajudar esses profissionais a solucionar situações de emergências”, completa.
A coordenadora da Central Regional do SAMU, Walternice dos Santos Vieira, explica que, além das orientações básicas, são oferecidos ensinamentos sobre manipulação, o que pode e o que não ser feito, até a chegada do serviço de emergência.
“Hoje é apenas o passo inicial dessa ação para alcançar o treinamento das pessoas responsáveis pelos alunos dentro do ambiente escolar em uma iniciativa muito boa da Secretaria Municipal de Educação”, complementa.
Entenda a Lei Lucas
A Lei Lucas (13.722/18) sancionada em 2018, após um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. Essa fatalidade poderia ter sido evitada, se houvesse preparo das pessoas responsáveis pelo evento, sobre primeiros socorros.
A lei requer que as escolas públicas e privadas, de Educação Infantil e Básica prepararem-se para atendimentos de primeiros socorros.
Seguindo a lei, as instituições de ensino devem ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. O objetivo é garantir que todos saibam agir até que a assistência médica especializada chegue ao local.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Osvaldo Henriques