SMS: UBS estão abastecidas com vacinas contra a Covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) continua na luta contra o coronavírus e dispõe de aproximadamente 21 mil doses de vacina para a população de Marabá. Os imunizantes estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para as pessoas a partir dos 3 anos de idade, tanto para quem já iniciou o esquema vacinal quanto para aquelas que decidiram tomar a primeira dose da vacina.
Fernando Gomes, coordenador de Imunização da SMS, disse que o município disponibiliza os imunizantes CoronaVac, AstraZeneca, Janssen e Pfizer. Esta última apenas a partir da segunda dose. Por outro lado, a Pfizer pediátrica está disponível somente nas UBS com horário estendido. São elas: Carlos Barreto, Morada Nova; Amadeu Vivacqua, São Félix; Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá; Demósthenes Azevedo, Marabá Pioneira; e UBS Laranjeiras, Cidade Nova.
“Todas as unidades estão abastecidas com as vacinas contra a Covid e como o Ministério da Saúde recomenda as quatro doses de acordo com a faixa etária da idade, então pedimos às pessoas que procurem os imunizantes para se prevenir contra a doença que ainda está circulando no ar”, destaca o coordenador.
De acordo com Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS, a vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 7h até às 17h. É necessário que a pessoa leve cartão SUS, cartão de vacina e um documento com foto.
“Nas segundas e quartas-feiras, temos ainda as cinco unidades com horário estendido que é mais uma oportunidade para que as pessoas possam se vacinar. E no dia 20, será o dia D da vacina contra a poliomielite, neste dia vamos aproveitar para atualizar a carteira de vacinação das crianças abaixo dos 14 anos” informa a diretora.
Além da vacina, as UBS também disponibilizam os testes Covid para as pessoas com sintomas gripais. Na unidade, a pessoa passará por uma triagem e dependendo do quadro clínico será encaminhado para atendimento com enfermeiro ou médico para só então realizar o teste Covid nasal. O resultado é entregue no mesmo dia.
A realização do teste é indicada, preferencialmente, até o 7º dia do início dos sintomas, normalmente os mais comuns são: febre, tosse, cansaço, dor de cabeça e dor de garganta.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento