SMS: UBS’s seguem abastecidas com vacinas e horário estendido em 5 locais
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou nesta terça-feira, 30, que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município estão abastecidas com diversas vacinas para imunizar a população contra doenças como a Covid-19 e a Paralisia Infantil. A campanha da poliomielite, por exemplo, segue até dia 09 de setembro, para crianças menores de 5 anos. Este é o prazo máximo também para a multivacinação das crianças maiores até 14 anos. Na próxima semana, de segunda a sexta-feira, a SMS vai reabrir o posto de vacinação no Partage Shopping. O objetivo é ampliar a cobertura e facilitar ainda mais o acesso aos imunizantes.
Sheila Macedo, diretora da Atenção Básica da SMS, enfatiza a importância da adesão às vacinas, que ainda são as melhores formas de prevenção contra doenças, que inclusive pode levar à morte, como a Covid.
“A vacina salva vidas e previne algumas patologias, então a gente sempre tenta sensibilizar a população dessa importância. De se fazer presente nas campanhas, visto que as vacinas são oferecidas pelo Ministério da Saúde e estão dentro do calendário vacinal, o que é preconizado. Só pedimos a população que abrace essa causa”, destaca a diretora.
Em Marabá, apesar das diversas estratégias para a vacinação contra a Covid-19, ainda precisa alcançar milhares de pessoas que não completaram o esquema vacinal com a segunda dose, ou seja, não estão imunizadas.
De acordo com a SMS, 183.333 pessoas tomaram a primeira dose da vacina, mas apenas 132. 724, retornaram para se proteger da Covid. Em relação a dose de reforço, os números são ainda mais preocupantes, somente 43.193 buscaram a terceira dose e desses apenas 7.724 garantiram a quarta dose. Além disso, muitas crianças não foram levadas pelos responsáveis para completar o esquema vacinal. Das 6.767 crianças vacinadas, apenas 2.403 retornaram.
No que tange ao combate à paralisia infantil, a meta da SMS é vacinar em torno de 19 mil crianças. Por enquanto 2.822 foram levadas pelos responsáveis para a proteção contra a doença. Assim, a SMS volta a reforçar que as UBS estão de portas abertas, abastecidas com vacinas aguardando a população.
“Nós também estamos com o horário estendido em cinco unidades de saúde com objetivo de atendimento, mas igualmente de ofertar vacina. São elas: Carlos Barreto, em Morada Nova; Amadeu Vivácqua, em São Félix; Hiroshi Matsuda, na Folha 11; Demósthenes Azevedo, na Velha Marabá e Laranjeiras, no núcleo Cidade Nova. Então estamos fazendo inúmeras ações no município, convocando e sensibilizando a população sobre a vacina”, conclui Sheila Macedo.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Arquivo Secom