SMS: Unidade Básica de Saúde reformada e ampliada é entregue na Vila Santa Fé

Obedecendo todas as recomendações necessárias para evitar a proliferação do novo coronavirus, como o distanciamento, uso de máscaras e uso de álcool em gel ou 70%, foi realizada na tarde desta quarta-feira (20), a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) José D’jalma Azevedo, na vila Santa Fé, zona rural de Marabá.

A unidade foi completamente reformada e ampliada, contando agora com novos consultórios médicos e de enfermagem, farmácia, sala de regulação, sala de vacina, ampla recepção, banheiros adaptados para PNE – Portadores de Necessidades Especiais – e auditório para realização de palestras e capacitação.

Durante a cerimônia, lideranças comunitárias da região fizeram questão de registrar a importância da UBS para a comunidade, como o senhor Francisco Xavier Ribeiro, presidente da Associação de Moradores da vila Santa Fé. “Para nós, tanto aqui da vila como das comunidades próximas, é motivo de alegria e satisfação ter um espaço como este que estamos vendo ser inaugurado, nos sentimos mais realizados e vamos trabalhar para que mais coisas boas possam vir acontecer”, disse.

Francisco Xavier Ribeiro, pres. da Assoc. de Moradores da Vila Santa Fé

Geane Araújo, gerente da UBS, conta que chegou na comunidade para trabalhar no postinho em 2012, e de lá pra cá não houve nenhuma atenção do poder público, mas agora estava vendo um sonho ser realizado. “É emocionante ver as mudanças acontecendo e para melhor. Aqui vamos atender nossa população com a dignidade que merece, pois são pessoas carentes e eles merecem cada vez mais o melhor de todos nós”, relata.

Geane Araújo, gerente da UBS

A unidade de saúde atende em média 600 pessoas mensalmente, tanto da vila Santa Fé, quanto dos projetos de assentamentos da região. Os casos mais graves são encaminhados para a zona urbana, por meio de uma ambulância que fica na própria unidade à disposição da população.

“Fico feliz e grato a todos, pois trouxemos essa obra para a Vila Santa Fé. É motivo de alegria pois é resultado de um esforço conjunto, prefeito, secretário de saúde e eu enquanto parlamentar, e era tudo que eu queria para beneficiar ainda mais nossa comunidade”, pontuou o vereador Mariozan Quintão.

Vereador Mariozan Quintão

A cerimônia especial contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde, Luciano Lopes Dias. Segundo ele, a nova unidade reflete a preocupação do governo com atendimento em saúde e todos os demais setores também na zona rural. “Essa é mais uma devolução para a população, é mais um compromisso do governo Tião Miranda com a zona rural. Já inauguramos varias unidades na zona urbana e aqui, a vila Santa Fé está de parabéns, pois além da estrutura física, todos os móveis são novos e  temos que olhar o benefício que ela traz, tanto para o profissional de saúde, quanto para a população que precisa dela. É ânimo renovado”, ressaltou.

Secretário de Saúde , Luciano Dias

Veja outras fotos: 

Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio 

Acessibilidade