SMS: Vacina contra Covid-19 segue aberta nesta sexta-feira (21) para 1º e 2º dose
Verifique no seu cartão de vacinação a data marcada para o recebimento da segunda dose e não deixe de se vacinar.
Nesta semana a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reabriu o calendário de vacinação contra a covid-19 para a 1ª e 2ª dose dos idosos a partir dos 60 anos, hipertensos e diabéticos a partir dos 50 anos e deficientes permanentes a partir dos 18 anos, em cinco pontos de vacinação distribuído pela cidade.
Já os pacientes em tratamento oncológico e indivíduos transplantados também podem se vacinar, bem como, as puérperas e gestantes com comorbidades, que é a novidade nesta fase da vacinação. Esse público está sendo vacinado no Centro de Especialidades Integradas (CEI).
A vacinação está correndo durante toda sexta-feira até as 17h. De acordo com Fernando Gomes da Silva, coordenador de imunização da SMS, as pessoas que estão com datas marcadas para a segunda dose devem estar atentas ao cartão de vacinação.
“Não deixem de comparecer aos pontos de vacinação, pois a imunização só acontece com a segunda dose. Existem cinco pontos de vacinação na cidade, para facilitar o acesso a vacina”, alerta o enfermeiro.
Depois de um susto, após pensar ter perdido a carteira de vacinação, seu Manoel Rodrigo da Silva, 71 anos, saiu satisfeito e imunizado do posto de vacinação, localizado na Escola Olavo Bilac, no residencial Tocantins, em São Félix Pioneiro. O aposentado já teve muitas perdas na família e estava ansioso pela vacina.
“Eu estava com medo que tudo fazia assombrar. Depois do descangaio [perdas] que eu vi na minha família, cinco foram embora sem tomar a vacina. Faz dias que eu aperreava pra tomar a segunda dose. Agora tô feliz e vou me cuidar toda a vida”, disse o aposentado.
Erenice Viana, 59 anos, também seguiu a risca as recomendações e já completou sua vacinação com a segunda dose. Quando verificou que a data havia chegado buscou o posto mais próximo de casa, na Escola Anísio Teixeira, no Cidade Nova.
“Eu tive sintomas o ano passado, fiquei bem ruim, cansada, dores no peito, muita febre, sem cheiro, e até hoje eu sinto. Quando chegou a vacina fiquei feliz e ansiosa. Também fiquei com medo porque as pessoas faziam comentários, mas graças a Deus não senti nada [reação] ao tomar a vacina”, enfatiza a dona de casa.
Os locais disponíveis para a vacinação são: EMEF Olavo Bilac, em São Félix Pioneiro; Colégio Militar CMRio, na Nova Marabá; EMEF Judith Gomes Leitão, na Velha Marabá; EMEF Anísio Teixeira, no núcleo Cidade Nova e Paulo Umbelino, em Morada Nova.
Mais de 33 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Marabá, entre a primeira e segunda dose, pouco mais de 7 mil procuram o reforço, e estão imunizados contra a doença. Na última remessa a SMS recebeu 1.690 doses para a primeira vacina e 4.500 para a segunda.
Pedro Lira, 56 anos, é diabético e sabe da importância de cuidar da saúde para evitar o contágio com o coronavírus. Ele foi em busca da primeira dose da vacina e já decorou a data da segunda do retorno.
“Essa vacina era o que todos nós esperávamos. É o melhor para todos nós. Vou continuar me cuidando porque a diabetes não é brincadeira, tem de se cuidar 24 horas. De casa eu só saio para o serviço, para trabalhar. Lá em casa eu, o menino e a mulher, nós cuidamos”, afirma o trabalhador autônomo.
Para se manter informado sobre as próximas fases da vacinação continue acompanhando o site e as redes sociais da Prefeitura de Marabá.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento