SMS: Imunizantes do calendário de vacinação infantil do Governo Federal estão disponíveis nas Unidades de Saúde
A vacinação protege contra várias doenças, como poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche. Em Marabá, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dispõem de salas de vacina para imunizar a população, desde o nascimento, ou seja, boa parte das vacinas contempla, principalmente, as crianças de seis meses a 10 anos de idade, das quais nem todos os imunizantes tem tido boa procura. É o caso das vacinas contra a covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 39.000 crianças no município e somente 8 mil foram vacinadas.
Para reforçar essa necessidade e aumentar o número de imunizados em Marabá, o coordenador do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernando Gomes, ressalta que todas as unidades possuem todas as vacinas do calendário vacinal infantil do Ministério da Saúde. “As vacinas estão disponíveis em todas as UBS de Marabá. Tanto na Cidade Nova, como na Nova Marabá, Velha Marabá e São Félix. É só comparecer nas unidades para tomar essa vacina e estar totalmente imunizado”, enfatiza.
Na UBS Pedro Cavalcante, no Núcleo Cidade Nova, a procura tem sido mais no período da manhã, de acordo com a técnica em enfermagem Regiane da Luz. “Para bebês até 4 anos de idade, temos todas as vacinas do esquema vacinal. Esse mês de julho e o passado tem havido muitos casos de gripe, pneumonia. Temos a vacina pneumo e também as vacinas virais e bacterianas. É muito importante as mães cumprirem esse esquema vacinal das crianças por precaução”, enfatiza.
Na UBS Hiroshi Matsuda, na Folha 11, a procura é um pouco maior. A cabeleireira Adelaide Silva levou os filhos para vacinar e aproveitou a oportunidade também. “É muito importante a gente estar imune contra as doenças que venham a surgir. Cada ano uma coisa nova, então é muito importante para a gente a nossa família estar imune”.
O mecânico Antônio da Luz se diz satisfeito de tomar a vacina. “A prevenção é para que o covid não haja com vigor na gente. Já é a quinta dose e estou muito alegre e satisfeito com nossos governantes que providenciaram a vacina para nós”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes