SMS: Vacinação contra a gripe segue em todas UBS da cidade
A Secretaria Municipal de Saúde Marabá (SMS) segue com a vacinação contra a Influenza A (H1N1) conhecida como gripe. A campanha, que iniciou em 12 de abril, em alguns pontos, atualmente está distribuída em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
No total, o município recebeu mais de 35 mil doses da vacina. Na fase inicial estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e profissionais de saúde.
Para se vacinar, basta esse público-alvo se dirigir às UBS´s com carteira de vacinação e cartão SUS. Os profissionais de saúde do Hospital Municipal de Marabá e do Hospital Materno Infantil estão sendo vacinados nos locais de atuação. A SMS está buscando parcerias com outras instituições de saúde para realizar a busca ativa e vacinação dos profissionais desses locais.
Metas
A Coordenação de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde de Marabá estipulou a meta de 26 mil crianças a serem imunizadas e até agora 4.673 foram vacinadas. Em relação aos profissionais de saúde a expectativa é vacinar 4.591 e, até agora, foram vacinados 203.
Entre as gestantes, 435 foram vacinadas de um total esperado de 3.617. Ao todo, 78 puérperas já receberam a imunização contra a gripe de um total esperado de 587.
O enfermeiro Fernando Gomes que faz parte da Coordenação de Imunização convoca as pessoas a tomarem a vacina.
“Não é somente a Covid que pode matar. A Influenza também tem complicações. É importante que a população se conscientize pois vacinar contra a gripe ajuda a desafogar o sistema de saúde que atualmente está lidando principalmente com a pandemia, além de auxiliar na diminuição de sintomas que podem ser confundidos com outras síndromes gripais”, ressalta Fernando Gomes.
A vacinação continua nos postos de saúde até o alcance de uma cobertura vacinal maior nos segmentos prioritários dessa fase da campanha.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo