SMS: Reforço da vacinação contra Covid-19 continua disponível nas Unidades de Saúde
Doses de reforço do imunizante bivalente da Pfizer contra Covid-19 estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Marabá para os grupos prioritários que inclui idosos a partir dos 60 anos. Imunossuprimidos, a partir dos 12 anos de idade, profissionais da saúde e pessoas que moram em ILP (Instituição de Longa Permanência), como o Lar São Vicente de Paula, fazem parte da população que precisa ser vacinada contra a doença.
Cely Araújo, 87 anos, procurou a UBS Hiroshi Matsuda para atualizar a carteira de vacina e assim preservar a saúde.
“Sempre venho pra ter saúde. É importante. O órgão da Saúde pede é isso que eu faço toda vez. Me sinto protegida”, afirma a aposentada.
A idosa foi levada à UBS pelo neto Leonardo André de Araújo que faz questão de acompanhar a aposentada como um ato de amor, pois sabe bem da importância do imunizante.
“A gente sabe que é uma faixa etária que necessita, pois a saúde está mais debilitada, então é bem importante a gente trazê-la com frequência, para ela se proteger tomando vacina. A gente sempre tem essa precaução para que ela tome as devidas medicações e as vacinas”, declara o neto.
Na UBS Hiroshi Matsuda, a vacina está disponível durante todo o dia, possibilitando que as pessoas busquem atendimento no horário que achar mais conveniente.
“Aqui a vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 17h30”, esclarece o gerente Dilceu Barroso.
De acordo com o enfermeiro Fernando Gomes, coordenador do Departamento de Imunização da SMS, para receber a bivalente, além de estar no grupo prioritário, é preciso ter recebido pelo menos duas doses de algum imunizante monovalente.
“Para quem não faz parte dos grupos prioritários, a Secretaria de Saúde reforça que a vacina monovalente original continua sendo fundamental no combate à Covid-19 e está à disposição da população. Orientamos ainda que para receber a vacina bivalente, o paciente tenha no mínimo 4 meses da última dose da vacina monovalente”, explicou Fernando Gomes.
As vacinas bivalentes recebem esse nome porque, diferentemente das monovalentes, que só tinham a cepa original do vírus, elas foram atualizadas para proteger também contra a variante Ômicron, que predomina atualmente no mundo.
Demais doses (3ª e 4ª doses)
Assim como a bivalente, as UBS também estão disponibilizando a 3ª e 4ª dose do imunizante Jansen, a exemplo da UBS Enfermeira Zezinha na Folha 23. A vacina pode ser procurada por pessoas a partir dos 18 anos de idade, como explica Ângela Carla Ferreira, técnica em enfermagem.
“A partir dos 18 anos se tiver ao menos 4 meses da última dose pode tomar a vacina”, ressalta.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Sara Lopes