SMSI: Órgãos de segurança foram atuantes no aniversário da cidade e na Semana Santa
Durante os feriados do aniversário de Marabá e da Semana Santa, os órgãos municipais de segurança que compõem a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) estiveram presentes com ações ostensivas em diversos pontos da cidade, em todos os núcleos.
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) contou com efetivo de 20 agentes por dia, com cinco viaturas. As atividades de segurança foram realizadas no show que aconteceu na véspera do aniversário da cidade, na terça-feira, 4. Na ocasião, três pessoas suspeitas de furtar celulares foram encaminhadas para a delegacia de Polícia Civil, encontradas com 27 aparelhos.
Durante esse período, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) realizou operações nas vias da cidade com o bafômetro e duas pessoas foram detidas por alcoolemia acima do permitido por lei. Diversas autuações foram lavradas. Foram cerca de 20 agentes por dia atuando no reordenamento das vias e garantindo o fluxo do trânsito. Já nos três dias do feriado de Semana Santa, foram empregadas oito viaturas e 48 agentes.
Já o Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) atuou durante a programação de aniversário de Marabá. O departamento esteve presente na inauguração da Escola Arco Íris, totalmente revitalizada e ampliada, em Morada Nova. No dia do show de aniversário, 20 agentes também auxiliaram no suporte de segurança à população.
Na quarta, 5, 30 agentes estiveram presentes no café da manhã, na orla Encontro dos Rios. Agentes também estiveram no lançamento da pedra fundamental da Usina da Paz, no núcleo Cidade Nova, e na entrega oficial do Centro Integrado da Pessoa Idosa (Cipiar).
O DMSP também segue com as rondas, por meio de quatro equipes, nos 14 pontos de abrigos públicos que recebem as famílias atingidas pelas cheias dos rios Tocantins e Itacaiunas.
Para o titular da SMSI, Jair Guimarães, a atuação dos órgãos que compõem a secretaria é importante nesses períodos de comemorações e feriados, principalmente quando há diálogo e cooperação com os demais órgãos municipais.
“A SMSI faz um trabalho sempre preventivo, fazendo reuniões com todos os órgãos de segurança, com as secretarias envolvidas nos grandes eventos e assim mantendo a cidade segura, tranquila. Esses eventos foram muito tranquilos”, pontua o secretário.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Arquivo