SMSI: Atendimento psicológico aos servidores da segurança institucional é ampliado
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) centralizou os atendimentos psicológicos voltados aos cerca de 500 agentes, que fazem parte dos Departamentos de Segurança Patrimonial (DMSP), de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) e Guarda Municipal de Marabá (GMM). A iniciativa seguiu recomendação do Ministério Público do Trabalho.
Segundo o titular da SMSI, Jair Guimarães, esse cuidado com a saúde mental dos servidores se dá pelo fato das atividades serem diretamente com o público, bem como as ações terem potencial de gerar grande fluxo de estresse. Os atendimentos psicológicos já aconteciam desde 2020, por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) em cada departamento, mas agora serão centralizados e mais reservados.
“Estamos tratando de forma bem séria essa questão psicológica, do estresse. Esse trabalho tem sido desenvolvido, eu quero que esse trabalho atenda aos nossos órgãos. É isso que podemos oportunizar aos nossos servidores para que a gente possa devolver à sociedade de Marabá um profissional capacitado, com a saúde mental em níveis que possam tratar bem os usuários”, ressalta o secretário.
Segundo o diretor do DMSP, Josafá Souza, o serviço de atendimento psicológico já trouxe bons resultados.
“É importante porque o segurança trabalha em ambiente de muito estresse, de muita tensão e recebe essa carga muito grande. Então, às vezes, ele precisa de alguém para ouvir. Alguns colegas foram atendidos, um resultado muito produtivo”, destaca o diretor.
Na Guarda Municipal também já havia atendimento psicológico antes, que contava com palestras para os agentes. Para o superintendente da GMM, inspetor Wiliscley Leão, o atendimento psicológico auxilia o trabalho diário do órgão.
“A guarda municipal por ser uma instituição que está mais voltada para o público, lidando com a questão do estresse, das ocorrências… Então, primeiro, para atender bem a população, a gente precisa também estar bem psicologicamente. Então, esse atendimento só vem a fortalecer e ajudar o nosso pessoal no trabalho do dia a dia”, observa.
O atendimento, agora, é realizado em uma sala no prédio do Procon, na Marabá Pioneira, com a psicóloga Karoline Belém. Com horários marcados, os servidores podem contar com um espaço aconchegante e um atendimento mais reservado.
A profissional de psicologia está cedida pela SMS desde 2020 e realiza o planejamento voltado aos cuidados com a saúde mental dos servidores da SMSI. Segundo Karoline, os servidores demonstram bastante aderência ao atendimento.
“É de essencial importância porque os agentes de segurança têm um trabalho que demanda um certo esforço e um estresse diário. O serviço vem para isso, além de frisar essa parte terapêutica, trabalha a parte preventiva. Porque a gente promove alguns eventos preventivos na área de saúde mental. É um serviço completo, pois dá suporte”, pontua a psicóloga.
Para o agente do DMTU Ivan Pinheiro, integrante da Coordenação de Educação para o Trânsito do departamento, o serviço vai colaborar com o trabalho dos agentes no dia a dia do trânsito de Marabá.
“É um suporte que vai vir a calhar porque lidar com o público, atendimento em geral, é bastante estressante. Isso atrelado ao trânsito soma-se uma carga ainda mais pesada. Ao meu ver é uma forma preventiva de lidar com a situação, com o problema, de modo a evitar problemas posteriores e maiores”, afirma.
Os atendimentos são agendados pelo e-mail: karol.belem@hotmail.com. O serviço é voltado para os servidores do DMTU, GMM e DMSP.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom