SMSI e Divisa: Ações integradas são realizadas no final de semana
Vigilância Sanitária
Durante o final de semana (29 e 30 de maio), a Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá (DIVISA) fiscalizou e orientou mais de 370 estabelecimentos em relação aos decretos de combate à pandemia da Covid-19. Balneários também foram fiscalizados. As ações foram acompanhadas por equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA).
Denúncias junto à Divisa podem ser feitas no 94-3323-2020
DMSP
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial, por meio do Grupamento de Apoio Operacional, seguiu com as rondas preventivas em pontos como Centro de Testagem e Aconselhamento, Centro de Atenção Psicossocial e Paço Municipal, além dos Hospitais Municipal de Marabá (HMM) e Materno Infantil (HMI).
GMM
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) seguiu com as rondas na Orla de Marabá, HMM e HMI e na Rodoviária do KM6. No domingo, as rondas foram nas Feiras das Laranjeiras, Folha 28 e Pôr do Sol e na Avenida Paraíso, no bairro da Liberdade. A GMM atuou em ocorrências pontuais. Na quinta-feira, 27, o Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), em parceria com a SEMMA fechou uma carvoaria cujo dono foi orientado e advertido.
No domingo, 30, agentes da GMM ajudaram no atendimento à ocorrência de incêndio em caminhões que prestam serviço à Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas. Também realizaram a ação “Recolhe Pipa” nas Folhas 6, 10, 11 e 12, onde foram recolhidas 20 pipas e mil metros de linha (chilena e cerol). Denúncias de ocorrências são recebidas pelo 153.
Meio Ambiente
A Secretaria de Meio Ambiente de Marabá (SEMMA) atendeu 36 denúncias de poluição sonora com o apoio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da GMM. A maior parte das denúncias foi nos núcleos Cidade Nova e Nova Marabá. Foram emitidas seis notificações.
Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas através do App Disque Denúncia Sul e Sudeste, disponível para IOS e Android; pelo telefone (94) 3311-3350/ (94) 99233-0523 /(94) 98198-3350.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação