SMSI: Equipes de segurança e fiscalização trabalham em várias frentes

Os órgãos de fiscalização da Prefeitura de Marabá atuaram ativamente ao longo da última semana. Departamento Municipal de Segurança Pública (DMSP), Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente executaram várias ações para garantir a segurança e o bom funcionamento da cidade, sobretudo na Velha Marabá que está com a Praia do Tucunaré reaberta, mas sobre normas especiais de segurança no combate à Covid-19.

A Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) também trabalhou ao longo do final de semana, tanto na fiscalização do comércio da cidade, como no funcionamento da praia. Das 19h até a meia noite, o órgão está realizando a fiscalização nos restaurantes, pizzarias e lanchonetes. “A partir de hoje (21) isso se estenderá também aos bares. Mas já estivemos na ativa a semana toda fiscalizando essas locais no período noturno’, comenta Daniel Soares, coordenador da Divisa.

Na ação, a Divisa contou com o apoio da GMM. Durante o fim de semana, a Guarda também participou de ações integradas de fiscalização com DMTU e Policias Civil e Militar nos núcleos da Nova Marabá e Marabá Pioneira. Na sexta-feira (17), foi apresentada a nova psicóloga da Secretaria Municipal de Segurança Institucional, Karoline Belém, que veio somar no tratamento dados aos agentes de segurança do município.

No sábado (18) e domingo (19), ao lado do DMSP, a GMM também atuou na segurança da praia e embarque e desembarque da orla. “Muita gente ainda não estava sabendo das restrições. Alguns insistiam em desobedecer mas foram orientados ou barrados pela equipe. Tivemos pequenas alterações de natureza leve e com gerenciamento deu tudo certo para que todos seguissem as regras”, comenta o coordenador adjunto do DMSP, Robson Souza. O DMSP conta com 46 agentes distribuídos em todos os pontos de embarque e desembarque da orla, além de uma equipe na praia.

A Semma atendeu 31 denúncias de poluição sonora no munícipio neste fim de semana. Sendo apreendidos uma caixa amplificada, um som automotivo e um veículo com som automotivo. Também foram atendidas nove ocorrências com relação às queimadas, tendo um total de três notificações. Uma operação contra pesca predatória, realizada com arpões, resultou na apreensão de 2 arbaletes artesanais e de seis tucunarés que haviam sido pescados.

O DMTU manteve uma equipe fazendo ronda na Orla durante todo o fim de semana, afim de evitar o uso de carros de som. “O trânsito na orla já foi liberado, mas a limitação para carros de som permanece. Por isso estamos sempre realizando a fiscalização”, comenta o coordenador de operação e fiscalização no trânsito do DMTU, Fabiano Reis Silva.

O órgão também realizou a fiscalização em outros pontos da cidade, com concentração no Bairro Liberdade. Realizando uma blitz ao longo de todo o dia. “Estamos fazendo essa dinâmica todo fim de semana, mudando o núcleo. Semana anterior focamos na Praça da Criança, Nova Marabá, já neste fim de semana na Liberdade. Das 14h às 19h e das 20h30 até meia noite, com apoio da PM e GMM”, explica. A equipe conta com cinco viaturas.

Veja outras fotos: 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação

 

Acessibilidade